sexta-feira, 27 de abril de 2018

Funceme - Feriado prolongado terá chuvas fortes a partir do domingo


A previsão do tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para o feriado prolongado indica eventos de chuvas começando neste sábado (28), porém com maiores acumulados entre o domingo (29) e a segunda-feira (30).
Com o afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas como, ao longo desta sexta-feira (27), o Ceará terá nebulosidade variável com possibilidade de precipitações no Litoral Norte, na Serra da Ibiapaba e na região Jaguaribana. Nas demais áreas, céu entre parcialmente nublado e claro.
Já no sábado, as chuvas podem ocorrer, principalmente no litoral, no Maciço de Baturité e na região Jaguaribana. No domingo, quando será possível maiores acumulados, o estado terá nebulosidade variável com possibilidade de precipitações em todas as regiões cearenses.
“As chuvas começam neste sábado, mas no domingo há possibilidade de precipitações mais generalizadas no estado. Para segunda, a tendência é semelhante. Ao longo do fim de semana, o centro e o norte do estado serão mais beneficiados. Já na segunda e na terça, há tendência de chuvas em todas as regiões”, explica o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz.
Balanço
Apesar da redução das chuvas na última semana, abril vai terminando como um mês chuvoso. Balanço até hoje indica média de 208,7 milímetros, o que representa 11% acima da normal climatológica, que é de 188 mm. O dado é o maior desde abril de 2009.
Entre as 7h desta quinta-feira (26) e as 7h desta sexta, há registros de chuvas em 25 municípios, sendo os maiores em Morada Nova (42 mm), Ererê (33 mm) e Russas (27.2 mm). “Provavelmente a partir dos primeiros dias de maio, a incidência das chuvas possa se intensificar no Estado”, reforça Fritz.