quinta-feira, 12 de abril de 2018

Expedição Científica no Parque Estadual Sítio Fundão


O Parque Estadual Sítio Fundão realiza na quinta-feira (19), a II Expedição Científica. O objetivo é identificar as áreas de ocorrência do caranguejo Kingsleya attenboroughi na Unidade de Conservação e será coordenada por Lucineide dos Santos Lima, mestranda em Bioprospecção Molecular na linha de pesquisa em Biodiversidade. A ação é uma parceria entre a Universidade Regional do Cariri e Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).
A expedição será realizada das 19:00 às 22:00 horas no Pares Sítio Fundão, é recomendado que os participantes estejam devidamente equipados, portando lanterna e com vestimenta adequada, como bota, calça, perneira, etc.
Sobre o caranguejo
A espécie de caranguejo, de nome científico kingsleya attenboroughi, foi descoberta no território do Geopark Araripe, no Ceará. Ela foi achada pelos pesquisadores Alysson Pinheiro, da Universidade Regional do Cariri (Urca) e Willian Santana, da Universidade do Sagrado Coração (USC), de Bauru (SP).
Trata-se de uma espécie de caranguejo de água doce. Segundo os pesquisadores, ele já foi descoberto em condição de ameaça de extinção. O caranguejo existe em pouquíssimos lugares, com um número reduzido de espécimes e recebeu esse nome em homenagem ao grande naturalista inglês Sir. David Attenborough, que completa 92 anos em 2018, considerado o padrinho do Soldadinho- do- Araripe.

Últimas notícias