quarta-feira, 25 de abril de 2018

Eunício reforça mobilização do setor pesqueiro por regulamentação do seguro defeso


O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), recebeu nesta terça-feira (24), em Brasília, vereadores e representantes do setor pesqueiro das cidades de Aracati e Icapuí. Também participaram da reunião os deputados federais, Odorico Monteiro e José Airton.
Eles pediram apoio do Senador cearense, junto ao governo federal, para desburocratizar os entraves ao pagamento do seguro defeso aos pescadores do Ceará.
De acordo como vereador de Icapuí, Cláudio Roberto, esses profissionais da pesca artesanal já estão há quatro meses sem receber o valor referente a parcela, em razão de questões burocráticas. “A proposta dessa comitiva que está aqui hoje é tentar a desburocratização do pagamento do seguro defeso do estado do Ceará”, informou.
Durante a reunião, os representantes do setor advertiram ao presidente do Senado que é necessário unificar, junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), a lista com a indicação dos beneficiados, já apresentada à Secretaria Nacional de Pesca e que, até o momento, não foi aceita pelo órgão.  
Somente no Ceará, são mais de 12 mil pescadores nessa situação, conforme dados repassados pelos representantes. 
O presidente do Senado reforçou a mobilização dos pescadores. “Vamos reforçar essa luta e buscar uma solução para esses trabalhadores, pais de família, que sobrevivem dessa atividade tão tradicional e que movimenta a economia da nossa região”, disse Eunício.
(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias