sexta-feira, 20 de abril de 2018

Eunício encerra viagem ao Japão e destaca maior integração com o Brasil


O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), encerra neste final de semana visita oficial ao Japão. Ele destacou a contribuição do intercâmbio entre legislativos para estimular maior integração e troca do País com o Brasil. Também fizeram parte da delegação brasileira os senadores dos senadores Jorge Viana (PT-AC) e Antonio Anastasia (PSDB-MG). Essa foi a primeira vez que uma comitiva de senadores brasileiros participou do programa de intercâmbio, promovido pela Câmara de Conselheiros nipônica que ocorreu entre 14 e 20 de abril.
Durante esse período, o presidente do Senado defendeu o incremento das relações bilaterais, principalmente na economia, em diversas ocasiões. Em reunião na sede da Federação das Indústrias do Japão (Keidanren). Eunício conversou com o presidente da Keidanren, Masami Iijima, e falou para uma plateia de 30 empresários japoneses representantes das maiores multinacionais do país. No foco do encontro, a recuperação da economia brasileira.
“Em 2015 e 2016, o Brasil enfrentou uma forte recessão, que felizmente já ficou para trás. E esta é a boa notícia que me traz aqui hoje. Em 2017, o Brasil retomou a trajetória de crescimento econômico: o PIB evoluiu 1% no ano passado, e as projeções indicam um crescimento próximo de 3% neste ano, e outros 3% em 2019”, disse o presidente do Senado.
Ao traçar um quadro de que a recessão está “superada” e a economia “destravada”, o presidente do Senado convidou os empresários japoneses a investirem no Brasil como uma excelente oportunidade de negócios.
“O Brasil se assenta sobre uma plataforma extraordinária de recursos naturais, tem um gigantesco mercado interno, e um potencial incomparável de sucesso entre os países em desenvolvimento. Como não perceber as potencialidades de um país em que a idade média dos brasileiros é de cerca de 29 anos, e onde há, hoje, mais de 105 milhões de pessoas economicamente ativas?”, argumentou.
Visitas
Na programação, Eunício também foi recebido pelo imperador Akihito, quando conversaram sobre a amizade entre os dois povos e aproveitou para reforçar a necessidade de aumentar a integração entre Brasil e Japão.
O presidente do Senado também se encontrou com os presidentes do Legislativo no país: Chuichi Date, da Câmara dos Conselheiros, o Senado japonês, e Tadamori Oshima, da Câmara dos Representantes, a Câmara dos Deputados japonesa. A cooperação econômica e a intensificação das relações humanas entre Brasil e Japão foram o tema das conversas.
“Cerca de 180 mil brasileiros vivem e trabalham no Japão, contribuindo para a economia japonesa com sua força de trabalho nas fábricas. Além de pagarem seus impostos, se constituem novos e ávidos consumidores dos produtos e da cultura japoneses, integrando-se com sucesso à sociedade japonesa”, destacou o presidente do Senado na ocasião.
Eunício Oliveira tratou da oferta de melhores condições de vida para a comunidade brasileira no Japão.  Entre as medidas que podem levar mais conforto, está a atuação de orientadores bilíngues nas escolas para facilitar a integração dos alunos que falam português e estão aprendendo o novo idioma.
O presidente do Senado também se reuniu com Taro Aso, vice-primeiro ministro, ministro das Finanças e presidente da liga parlamentar Brasil-Japão. Eles conversaram sobre as oportunidades de investimento no Brasil, tendo em vista a estabilização da economia, o controle da inflação e a expectativa de crescimento brasileiro em cerca de 3% neste ano e em 2019.
Hiroshima
Ainda dentro da programação, Eunício e a delegação brasileira estiveram no Parque do Memorial da Paz de Hiroshima. No local foi lançada a bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial, em 6 de agosto de 1945.
“Como presidente do Congresso Nacional do Brasil e como representante do povo brasileiro, me comprometo juntamente com meus colegas aqui presentes a envidar todos os esforços políticos possíveis para impedir que trágicos acontecimentos como o que ocorreu aqui e em Nagasaki, há 73 anos, nunca mais se repitam na história da humanidade. Que o século XXI seja o século da paz. E que Deus nos proteja a todos!”, escreveu Eunício no livro de mensagens do Museu do Memorial da Paz. Na ocasião, a comitiva se uniu ao prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui, para a cerimônia da oferenda floral e em seguida, ouviram o relato de Yoshiko Kajimoto, sobrevivente à explosão da bomba atômica.
(Assessoria do senador)

Últimas notícias