sexta-feira, 20 de abril de 2018

Em Iguatu - SPD conclui edição 2017 e agradece parceria das escolas


Uma mescla de festa, confraternização, agradecimento, emoção e saudade marcou a solenidade de encerramento do programa de valorização da vida, com ênfase na prevenção às drogas, Juventude em Ação (JA) - Edição 2017 no município de Iguatu. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 20, no auditório do Campus Multi-institucional Humberto Teixeira.
Em seu discurso de agradecimento em nome dos estudantes beneficiados pelo Juventude em Ação, a aluna Jéssica Camilly Andrade Batista, da Escola Marta Maria Sobreira, abordou sua experiência ao participar do programa de prevenção. Para ela, os jovens não podem nem devem ser apenas meros coadjuvantes e receptores de informações sobre a dependência química, mas intensos protagonistas no processo de prevenção às drogas.
O secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, também falou ao grande público que lotou o auditório, formado em sua maioria por jovens. "O consumo de drogas tem crescido e é preciso um intenso esforço para a superação desse desafio por parte do governo e da população. A prevenção é o grande caminho. A SPD investe nesse trabalho e aposta nos jovens como multiplicadores das informações, sempre incentivando e mantendo uma vida saudável".
Também discursaram durante o evento, a deputada estadual Mirian Sobreira, primeira titular da SPD e responsável direta pela implementação do Juventude em Ação em Iguatu; o vice-prefeito Marcos Sobreira e o prefeito Ednaldo Lavor. Todos enalteceram a parceria entre Estado e Município em prol da prevenção às drogas, tendo os jovens como o principal público-alvo, sobretudo os que convivem com a vulnerabilidade social. Para eles, o protagonismo juvenil é peça-chave no processo de prevenção.
Na ocasião, os representantes das escolas presentes receberam a premiação coletiva
para os respectivos estabelecimentos de ensino (bolas de vôlei e bolas de futsal, com redes). Eles também foram agraciados com uma certificação de agradecimento, por parte da SPD, pelo engajamento ao programa de prevenção, o que proporcionou o pleno êxito da iniciativa.
Em 2017, o JA foi desenvolvido em Iguatu pela SPD em parceria com a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação / 16ª Crede e com a Secretaria de Educação do Município. Foram contempladas 14 escolas, sendo sete do ensino fundamental, totalizando 3.113 alunos do ensino médio e do ensino fundamental beneficiados.
Desde 2015, o Juventude em Ação está sendo implantado em escolas do ensino médio da rede pública de ensino do Ceará. No período de três anos, o programa percorreu 27 cidades e 55 escolas, beneficiando cerca de 45 mil estudantes.
(Assessoria da SPD)

Últimas notícias