segunda-feira, 16 de abril de 2018

Ceará inaugura a primeira rede de distribuição de Gás Natural Renovável


O Governo do Ceará inaugurou nesta segunda-feira (16), no Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia (Asmoc), o Gasoduto, a Estação de Transferência e a Planta de Produção de Gás Natural Renovável, empreendimentos realizados por meio da parceria entre a Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Prefeitura de Fortaleza e a Gás Natural Renovável Fortaleza. A rede construída no Estado é a primeira a distribuir GNR para uso final, e a segunda maior do País em estrutura, com capacidade inicial de 100.000 m³ de biometano, combustível renovável usado para abastecer veículos, indústrias, comércio e residências.
A solenidade de entrega do equipamento contou com a presença do governador Camilo Santana, acompanhado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, do presidente da Cegás, Hugo Figueiredo, do presidente financeiro do Grupo Marquise, José Carlos Pontes, do empresário da Ecometano, Carlos Laranjeira, dentre outros representantes da iniciativa privada, secretariado, lideranças políticas estaduais e municipais.
O chefe do Executivo foi responsável pelo acionamento das máquinas na unidade. Durante a cerimônia, Camilo destacou o sucesso da parceria entre poder público e iniciativa privada para tornar o Ceará referência e pioneiro na distribuição de combustível natural renovável no Brasil.
“Nós já somos, a partir de agora, a primeira unidade distribuidora. Esta é a única do Brasil que está entregando gás. A Cegás investiu mais de R$ 22 milhões para fazer o gás chegar até as empresas. Essa é a parceria, a ousadia e a inovação entre poder público e iniciativa privada. Ganha o meio ambiente, ganha a população e ganha também o setor produtivo”, afirmou.
O governador explicou que a comercialização de gás renovável no Estado terá tratamento especial no mercado, com aplicação de ICMS diferenciado, tornando o produto mais competitivo em relação ao gás natural normal em Fortaleza e Região Metropolitana, além do estímulo ao maior cuidado com o meio ambiente. Ele também adiantou que a intenção do Governo é levar a iniciativa para o Interior.
“A ideia é levar para a região Norte, como Jaguaribe, que tem um setor cerâmico muito grande e consome muita lenha, é importante ter uma unidade assim. Estamos agora investindo mais de R$ 40 milhões num aterro sanitário consorciado na região. A gente quer que esse tipo de empreendimento seja implementado para garantir não só fornecimento de gás renovável, mas também evitar a emissão de mais gases na atmosfera”.
(Governo do Ceará)

Últimas notícias