segunda-feira, 16 de abril de 2018

Audic Mota lança guia sobre autismo e recebe homenagem de educadores em Tauá


O primeiro Secretário da Assembleia Legislativa, deputado Audic Mota, apresentou, nesta segunda-feira, 16, em Tauá, o Guia de Informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A publicação, idealizada pelo parlamentar e editada em parceria com a Consultoria Parlamentar e Inesp, reuniu pais e filhos, estudantes, representantes de associações, profissionais das áreas de saúde e educação. Na ocasião, o deputado ainda recebeu homenagem da Secretaria de Educação do município pela iniciativa do projeto.
Na oportunidade, o parlamentar destacou o papel da equipe técnica multidisciplinar responsável pela elaboração do Guia. Em especial, a atuação da advogada e sua assessora parlamentar, Renata Praciano, mãe de portador do TEA e inspiradora da articulação que resultou no Guia.
A edição reúne conteúdo de caráter informativo baseado em publicações e dados fornecidos por especialistas. Seu objetivo é esclarecer sobre o TEA. Do ponto de vista legal e dos sintomas que condicionam seu diagnóstico, promovendo o desenvolvimento das pessoas afetadas e expandindo conhecimentos sobre o que ainda é pouco compreendido e, no entanto, tão disseminado.
A solenidade foi realizada na Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Odorico de Andrade e contou com a participação dos secretários municipais de Cultura, Lu Freire; Educação, Gertrudes Mota; Ação Social, Raquel Rego, e Saúde, Joel Campos; do vereador Alaor Mota; da coordenadora de ensino municipal, Aldenora Gonçalves; da professora e orientadora técnica da Educação Especial do município, Elione Alves; da terapeuta ocupacional, Socorro Sales; Mayra Martins, mãe de portador de TEA e fonoaudióloga; professora Diva Lima, representando a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 15); da psicóloga do CREDE 15, Eliane Rodrigues; Leda Cordeiro, representando as mães de portadores do TEA em Tauá, e Bela, representando a Pastoral da criança.

Últimas notícias