sexta-feira, 23 de março de 2018

Três empresários são presos acusados de fraudar licitações em prefeituras


O Ministério Público do Ceará (MP-CE) deflagra na manhã desta sexta-feira, 23, a Operação Cascalho II, que desarticula suposto esquema de fraudes em licitações em prefeituras do Ceará. Agora há pouco, foram presos em Fortaleza três empresários que teriam envolvimento no esquema.
Como as diligências da Polícia Civil estão em andamento, o MP-CE ainda não divulgou maiores detalhes do caso. O órgão confirma, no entanto, que a ação mirou mais de duas prefeituras e envolve uma família que criou diversas empresas, em nome de laranjas, com o objetivo de participar de licitações supostamente fraudulentas. Houve diligências na Capital e no Interior.
Os suspeitos tinham relação com empresas investigadas, vencedoras de licitações para prestação de serviços de locação de veículos, locação de pessoal, merenda escolar, transporte escolar e coleta de resíduos sólidos nos municípios. São elas: São Jorge Locação e Construção Ltda.; FOS Construções, Serviços e Empreendimentos Ltda.; Alpha Serviços Ltda.; Patrol Engenharia e Serviços Ltda.; Santo Antônio Serviços Ltda.; e Luiz Maycon Pereira Barreto ME.
Os promotores de Justiça iniciaram o cumprimento dos mandados judiciais às 6h desta sexta (23), com o apoio da Polícia Civil. Os três investigados com mandados de prisão expedidos pela desembargadora Lígia Andrade de Alencar Magalhães foram detidos num único imóvel no bairro Alagadiço Novo. Os alvos presos são Luiz Maycon Pereira Barreto, Marcos Vinicios Gonçalves Barreto e Francisco Sávio Venâncio Bonfim. Um quarto homem foi preso durante a operação por posse de munição. Trata-se de Darlan Pereira Barreto, pai de Marcos Vinicios Barreto e irmão de Luiz Maycon Barreto. Quatro veículos foram apreendidos, além de documentos, CPU, pendrives e relógios.
Um dos alvos da operação foi uma empresa que sequer tinha sede própria. Os promotores de Justiça foram ao endereço informado e não encontraram nada no local. Tratava-se de um beco no bairro Joaquim Távora.////////
A ação é tocada pela Procuradoria de Crimes contra a Administração Pública (Procap). Em dezembro do ano passado, primeira etapa da Operação Cascalho do Mar efetuou a prisão de diversos empresários e gestores públicos da prefeitura de Paracuru, entre eles o prefeito José Ribamar Barroso Batista (PSDB) e dois filhos.

Últimas notícias