segunda-feira, 5 de março de 2018

Prefeitura de Juazeiro do Norte firma parceria pelo valores humanos na Educação


Por mais qualidade e humanização no ensino infantil de Juazeiro do Norte. Com essa perspectiva, o Prefeito Arnon Bezerra e a Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, assinaram na última sexta-feira, 2, em reunião no Gabinete da Prefeitura, com Instituo Myra Eliane e o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do projeto Valores Humanos na Educação Infantil, firmando importante parceria.
O ato contou com a presença do presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso, do promotor de Justiça, Hugo Mendonça, e da secretária de Educação do Município, Maria Loureto, além de servidores da educação e outros representantes do Instituto, secretários municipais, e coordenadores da Educação.
O prefeito de Juazeiro do Norte destacou a importância do projeto e da relevância da educação em uma sociedade para implementação de princípios que todos desejam. Ele lembrou o recente resultado do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) alcançado por Juazeiro do Norte, que passou a estar entre os municípios do Estado com patamar desejável, conquistando o Selo Verde Escuro. O Chefe do Executivo ainda ressaltou a melhoria nos índices que estão sendo conquistados no desempenho da educação, que já esteve em último lugar no Estado. Ainda destacou o papel do Ministério Público na parceria.
A Secretária de Educação destacou os projetos que já estão sendo desenvolvidos em Juazeiro do Norte, ressaltando a importância das parcerias desenvolvidas no intuito de trabalhar a expansão de ofertas de melhores condições de ensino, dentro de uma premissa do Prefeito Arnon Bezerra, que é de ter um “zelo à educação infantil e justamente durante esse ano, que haverá uma dedicação especial”.
Universalização
O Promotor de Justiça, Hugo Mendonça, coordenador do Centro de Apoio da Infância e Juventude (CAOPIJ) afirmou que o TAC é feito em parceria com o Instituto, denominado de valores humanos na educação científica. O trabalho tem a finalidade de trabalhar à universalização, com o direito ao acesso à educação, além da qualificação da educação infantil, para garantir às crianças um caráter formado com base em valores humanos.
“É isso que faz a grande diferença na sociedade atualmente, que são pessoas de grande conhecimento técnico e profunda capacidade de realização, mas o valor que norteia é o que o leva para caminhos como o da violência ou da corrupção”, disse ele. Ao mesmo tempo, destaca que a capacitação vai trazer valores. O curso trará capacitação para multiplicadores, replicando aos professores da educação infantil.
Ainda segundo ele, a proposta não vai atrapalhar em nada o trabalho da secretaria, mas vem como um complemento. Para o promotor, é importante, nesse contexto, a amorosidade como premissa fundamental para o professor que está à frente da educação infantil, também incentivando a família, para estar integrada com o trabalho da escola. “É simples, mas que vai na origem das maiores necessidades sociais, relacionada à questão dos valores”, afirma.
Estrutura pedagógica
O Presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso, destacou o trabalho da entidade, que tem a finalidade de trabalhar uma estrutura pedagógica, a fim de disseminar os valores humanos. O trabalho, já implantado em quatro municípios cearenses, aplica uma metodologia beneficiando atualmente mais de 23 mil crianças. “Estamos tendo a honra de formalizar o TAC em Juazeiro do Norte, com a Prefeitura, o primeiro e importante passo para as crianças desse município”, disse ele. O projeto também se propõe a publicar material didático, e já chegou a publicar três livros e 24 cordéis.
Instituto
Lançado em fevereiro de 2017, o projeto visa contribuir para um amanhã melhor para as crianças. Representantes da rede de ensino público passarão por oficinas, capacitações e treinamentos com representantes da rede de educação infantil. O Instituto Myra Eliane surgiu em 2016, com base em Fortaleza (CE) para fomentar a construção de creches-escolas e disseminar valores humanos,
(Ascom)

Últimas notícias