terça-feira, 20 de março de 2018


O Município de Juazeiro do Norte se prepara para a 36ª Semana Padre Cícero, que acontecerá de 20 a 25 de março. O evento faz parte do calendário festivo em alusão ao 174º aniversário do fundador do Município Pe. Cicero Romão Batista, nascido em 24 de março de 1844. A estimativa é que mais de 50 mil pessoas participem dos festejos.
Com realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, sob a coordenação da Pasta de Turismo e Romaria (Setur) em parceria com as demais Secretarias Municipais, Fundação Memorial Padre Cícero, Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores e o Serviço Social do Comércio (Sesc), a 36ª Semana Padre Cícero, terá em sua programação atividades religiosas, culturais, esportivas e educativas.
A abertura oficial do evento será às 08h30 desta terça-feira, 20, no Memorial Padre Cícero. No local haverá vasta programação com foco na valorização da história de Juazeiro do Norte, através de relevantes debates acerca da memória histórica e cultural que gira em torno da imagem do seu fundador.
O encerramento será no domingo, 25, com a 36ª edição da Meia Maratona Pe. Cícero. A largada da corrida será às 6h no Seminário São José em Crato e a chegada na Praça Beata Maria de Araújo, às 9h, onde será feita a premiação e entrega das medalhas e troféus.
Além da abertura oficial que acontecerá na manhã deste dia 20 de março, no auditório da Fundação Memorial Padre Cícero, a programação da Secult inclui ainda feira de artesanato, visitas mediadas à exposição “Padre Azarias Sobreira: o Padim de meu Padim”, II Mostra de cinema “Luz das Artes” e o seminário “Lira Nordestina: Diagnósticos e Atualizações”, este último, realizado em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA) e Geopark Araripe.
A programação que a Secretaria de Cultura oferece durante toda a Semana Padre Cícero deve contribuir para a valorização da história de Juazeiro do Norte, através de relevantes debates acerca da memória histórica e cultural que gira em torno da imagem do seu fundador. Toda a programação será gratuita e está disponível para consulta no site www.juazeiro.ce.gov.br.

PROGRAMAÇÃO SEMANA PADRE CÍCERO 2018

SECULT / Fundação Memorial Padre Cícero

FEIRA DE ARTESANATO (20 a 23 de março)

Os artistas do Centro de Artesanato Mestre Noza e da Lira Nordestina estarão expondo e vendendo seus produtos na Fundação Memorial Padre Cícero, no horário de funcionamento da instituição, de 7h30 às 17h30.

VISITA MEDIADA À EXPOSIÇÃO “PADRE AZARIAS SOBREIRA: O PADIM DE MEU PADIM” (20 a 23 de março)

Às 11h, para os interessados em conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra de um dos grandes defensores do Padre Cícero Romão Batista.

II MOSTRA LUZ DAS ARTES (20 e 21 de março)

Mostra de filmes e documentários com o objetivo de suscitar a reflexão sobre temas relacionados à história do Cariri e divulgar as produções audiovisuais nacionais e do próprio Ceará. Nessa segunda edição, o público alvo é formado por estudantes do ensino médio, da rede pública e particular de Juazeiro do Norte, embora as sessões estejam abertas a todos os interessados. Serão sessões gratuitas, mediadas por professores e cineastas de algumas das produções que serão exibidas.

Dia 20/3 (manhã)

8h30. Mesa de abertura oficial da Semana Padre Cícero. Participantes: Prefeito Arnon Bezerra, Secretários (Cultura; Turismo e Romaria; Esportes etc), Parceiros (Padre Cícero, SESC etc).

9h. Apresentação da Campanha de Registro dos Lugares Sagrados de Juazeiro do Norte. Parceria Prefeitura Municipal e IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

9h30. Banda Cabaçal São João Batista

10h. Exibição dos documentários: Candeias; O Pau da Bandeira (Augusto Pessoa).

Debatedor: Augusto Pessoa

Dia 20/3 (tarde)

14h. Documentários: Natal Popular – Cariri: mito, história e profecia (I, II e III). Rosemberg Cariri e Oswald Barroso.

Debatedor: Renato Dantas

Dia 21/3 (manhã)

8h30. Filme: O Milagre em Juazeiro (Wolney Oliveira). Debatedora: Fátima Pinho

Dia 21/3 (tarde)

14h. Documentários: Lampião (Ythallo Rodrigues); Cerca (Glauco Vieira); Catadores de piqui (Nívea Uchôa).

Debatedores: Ythallo Rodrigues, Glauco Vieira e Nívea Uchoa.

Últimas notícias