quinta-feira, 22 de março de 2018

Lira Nordestina é tema seminário no Memorial Padre Cícero


A “Lira Nordestina – Diagnósticos e Atualizações” é o tema seminário que será realizado neste dia 22, no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.  A Lira é um equipamento cultural vinculado a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – PROEX da URCA e é uma referência nacional do cordel e da xilogravura. A Gráfica Lira Nordestina possibilitou a circulação e popularização dos folhetos de literatura.
O Seminário é uma realização conjunta da Pró-reitoria de Extensão da URCA, Fundação Memorial Padre Cícero e da Secretaria Municipal de Cultura de Juazeiro do Norte e tem como objetivo pactuar uma parceria entre a Universidade e a Prefeitura para desenvolvimento das ações na Lira  Nordestina, que atualmente funciona no prédio do Centro Multifuncional do Cariri “Vapt Vupt” e está  sob a gestão municipal.
O seminário contará com palestras envolvendo  temáticas da  xilogravura e do cordel,   apresentações artísticas, além de diagnóstico e perspectivas para funcionamento das atividades da Lira.
Abertura do evento, será às 8h30, com mesa de abertura composta pelo Reitor da URCA, Professor Patrício Melo; o secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; o Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, o secretário de Cultura de  Juazeiro, Renato Fernandes; secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, o representa estadual do Sebrae, Joaquim Cartaxo e o presidente da Associação do Xilógrafos e Artesões  do  Cariri – AXARCA, José Lourenço.
A programação segue até às 17h30, com a leitura do documento: Carta de Pactuação em Prol da Lira Nordestina.
Serviço
Dia 22/3 (manhã)
 8h30 - Mesa de abertura: Prof. Patrício Melo (Reitor da URCA); Fabiano dos Santos (Secretário da Cultura do Estado); Arnon Bezerra (Prefeito de Juazeiro do Norte); Renato Fernandes (Secretário da Cultura de Juazeiro do Norte); Júnior Feitosa (Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte), Joaquim Cartaxo Filho (SEBRAE); José Lourenço (AXARCA - Associação dos Xilógrafos e Artesãos do Cariri).
9h. Grupo de Incelenças de Juazeiro do Norte
9h30 – Palestra. Os caminhos do cordel em Juazeiro do Norte numa perspectiva histórica. Palestrante: Rosilene Melo.
10h30 - Intervalo
11h - Lira Nordestina hoje: diagnósticos e atualizações. Palestrante: Renato Dantas; Abraão Batista. Mediadora: Rosário Lustosa.
Dia 22/3 (tarde)
14h - Mesa redonda. Percursos da xilogravura de Juazeiro do Norte: de arte utilitária à “relíquia” de museu. Palestrantes: Geová Sobreira; Sandra Nancy Freire; Stênio Diniz. Mediador: Renato Casimiro.
15h30 - Reisado Menino Deus João Cabral
16h - Intervalo
16h30. Lira Nordestina: rumos e perspectivas. Palestrantes: Prof. Patrício Melo (Reitor da URCA); Fabiano dos Santos (Secretário da Cultura do Estado); Arnon Bezerra (Prefeito de Juazeiro do Norte) e Joaquim Cartaxo Filho (SEBRAE); José Lourenço (AXARCA). Mediadora: Arlene Pessoa (Pró-Reitora de Extensão URCA).
17h30 - Leitura do Documento: Carta de Pactuação em prol da Lira Nordestina.

Últimas notícias