segunda-feira, 5 de março de 2018

Juazeiro do Norte sedia I Curso de Oncologia

O I Curso de Oncologia do Cariri (I Concariri) começa nesta segunda-feira (5) e vai até sábado (10), em Juazeiro do Norte, com a presença de renomados especialistas da área, para debater temas relevantes relacionados ao tratamento do câncer. O evento acontece no Auditório da Faculdade Estácio FMJ e será realizado por meio da Liga Acadêmica de Oncologia da Estácio (LAON).
Voltado aos profissionais e estudantes do Cariri e Estado do Ceará e outros estados, o evento trará uma variedade de temáticas relacionadas aos diversos tipos de cânceres e o tratamento humanizado. Para um dos mais renomados especialistas da área, o médico Celmo Celeno Porto, poder participar deste primeiro evento voltado para temáticas tão relevantes na área é uma grande alegria. Ele destaca os aspectos variados relacionados à Oncologia que serão tratados. “O câncer, junto com o as doenças cardiovasculares, está entre as maiores causas de mortalidade. O atendimento desses pacientes não é fácil”, afirma Celmo Celeno.
O médico fará a palestra de abertura, destacando os temas propostos relacionados aos aspectos semiológicos da doença e a humanização. Além disso, serão tratados cânceres dos mais diversos tipos e seus aspectos etiológicos, clínicos, diagnósticos, terapêuticos e prognósticos. Celmo Celeno Porto é autor dos livros “Exame Clínico – Bases para a Prática Médica”, “Cartas aos Estudantes de Medicina”, “Semiologia Médica”.
Também estará presente no evento, a médica paulista, Ana Cláudia Quintana Arantes, autora do livro “A morte é um dia que vale a pena viver”, que fará a palestra de encerramento deste I Curso.
O I Concariri terá uma programação cultural, com apresentação de artistas como Fernandes do Acordeon na abertura do evento e da Banda Míopes, no encerramento. O evento conta com o trabalho do médico e orientador da Liga, Ricardo Souto Quidute. Para o residente da LAON, Marlos de Melo, a ideia do evento é poder vivenciar as diversas vertentes da oncologia, além de possibilitar um compartilhamento de experiências importantes no processo de tratamento da doença. Outro aspecto é a atualização desse conhecimento, relacionado a uma doença complexa e cada vez mais presente na prática clínica, acometendo pacientes mediante as condições não apenas sintomáticas, mas clínica, psicológica, social e humanitária.
As inscrições podem ser feitas pelo site ou mesmo presencialmente com os membros da LAON. O encontro é voltado, principalmente, para profissionais da Saúde.
Liga Acadêmica
A Liga Acadêmica de Oncologia da Estácio (LAON) desenvolve o Projeto de Extensão “Amigos do Peito”, no Ambulatório da Estácio-FMJ, além de trabalhar com pesquisa e ensino na área de Oncologia. Ainda estão inseridos no Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP), em um estágio concursado de Oncologia. O grupo também é responsável por realizar ações sociais e dar palestras em diversos locais para a prevenção e promoção do Câncer.

Mais informações
I Curso de Oncologia
Data: de 05 a 10 de março
Local: Auditório da Estácio/FMJ
Inscrições: site da Concariri
Contato: laon.oncologia@gmail.com ou (88) 9 9696-8212

Últimas notícias