quarta-feira, 28 de março de 2018

Ciência e Tecnologia - Ações do Governo do Estado dão novo fôlego ao setor


O Governo do Ceará anunciou que vai destinar 1,01% da receita tributária líquida do Estado do Ceará para Ciência e Tecnologia. O repasse desses recursos representará, no final de 2027, mais de R$ 3 bilhões. A notícia deu novo fôlego ao setor, tido como estratégico para o desenvolvimento do país.
Investir em C&T e tornar o conhecimento científico acessível aos cearenses têm sido uma aposta do Governo. Para o alcance desse propósito, várias ações estão sendo colocadas em prática pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que em 2018 completa 25 anos de existência.
O trabalho da Secitece é realizado na Capital e no Interior em conjunto com suas instituições vinculadas: Uece, UVA, Urca, Nutec, Funcap, ITIC e Centec. As iniciativas incluem lançamentos de editais de apoio à Inovação a exemplo do InovaFIT; concessão de novas bolsas de estudo para pós-graduação; e o incentivo ao empreendedorismo digital dos jovens, por meio do programa Corredores Digitais, dentre outras.
Soma-se a isso as ações de popularização da Ciência e Tecnologia, passando pela infância, adolescência até a fase adulta, como os projetos Ciência Itinerante e Ciência na Praça, que levam, para locais públicos, experimentos e atividades lúdicas que despertam a curiosidade e desmistificam o saber científico. A qualificação profissional de jovens e adultos também é foco da Secitece, com cursos promovidos no Universidade do Trabalho Digital (UTD) e nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT).
E para congregar todas as iniciativas de democratização e empreendedorismo no setor, a Secitece concebeu a Feira do Conhecimento, evento que reúne academia, empresas, comunidade e governo para apresentar toda a criatividade e inteligência do povo cearense. A feira, que teve sua primeira edição em 2017, já é considerada a maior ação de popularização da Ciência realizada no Estado.
De acordo com secretário da Secitece, Inácio Arruda, o evento mostra ao próprio cearense que o Ceará é um celeiro da Ciência. “O que é produzido no ‘sertão brabo’; o conhecimento que se materializa dentro dos muros das universidades e de outras instituições: tudo isso é feito e precisa chegar à população. Por isso resolvemos realizar a Feira do Conhecimento”. A segunda edição do evento já tem data marcada: será dos dias 21 a 24 de novembro de 2018.
Atenção às universidades
O Governo do Ceará trabalha para o fortalecimento e a interiorização do ensino superior. Hoje, o Estado abriga oito universidades (três estaduais, quatro federais e uma privada) e dois centros universitários privados. Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Regional do Cariri (Urca) integram as instituições de ensino superior de responsabilidade estadual.
Em 2017, o governo estadual realizou o primeiro concurso público da história da Uece para os servidores técnico-administrativos. Também conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa o projeto de lei que instituiu o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), beneficiando os profissionais da Uece, Urca e UVA e promovendo maior contratação de professores – consolidando, assim, a atuação das três universidades estaduais.
Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará o Projeto de Lei Complementar de iniciativa do Executivo Estadual, autorizando o Incremento Salarial para professores Série B (substitutos, temporários ou visitantes) das três universidades públicas estaduais. O projeto corrige uma distorção no salário desses profissionais, que recebiam remuneração abaixo do nível dos professores da rede estadual de ensino médio.
(Governo do Ceará)

Últimas notícias