domingo, 18 de março de 2018

Aeroportos: MP investiga sobrinho de Alckmin

O Ministério Público de São Paulo decidiu investigar a suspeita de beneficiamento ao sobrinho do governador Geraldo Alckmin, Othon César Ribeiro, na concessão de cinco aeroportos do interior do estado. O caso foi revelado ontem pela revista “Época”. Na próxima segunda-feira, o órgão decide se a apuração fica com a Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) — que detém a prerrogativa de investigar o governador — ou com a Promotoria do Patrimônio Público e Social.
Othon é filho de Adhemar César Ribeiro, cunhado do pré-candidato do PSDB à Presidência citado na delação da Odebrecht como arrecadador de R$ 2 milhões irregulares para a campanha do tucano, em 2010. Por conta deste pagamento, Alckmin é investigado em ação que tramita em sigilo no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A reportagem da “Época” também traz evidências de que antes de atuar para Alckmin, Adhemar procedeu como arrecadador de contribuições legais e ilegais pela reeleição de Fernando Henrique Cardoso, em 1998.
O consórcio Voa São Paulo foi escolhido em 2017 para cuidar da gestão de cinco aeroportos do interior do estado. Estudo da agência de transportes estimava, em 2015, uma receita para a concessionária do serviço de R$ 720 milhões em 30 anos, dos quais 40% seriam gastos com manutenção e outros 13%, em investimentos.

Últimas notícias