domingo, 18 de fevereiro de 2018

Chove em 98 municípios cearenses


A chuva deste fim de semana começou em 98 municípios cearenses, em todas as oito regiões climatológicas do Estado. Em Fortaleza, foi o maior evento de 2018, com 75 milímetros, das 7 horas de sexta-feira até as 7 horas de ontem, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A Defesa Civil do Município identificou sete ocorrências, sendo duas residências alagadas e cinco riscos de desabamento. No Sertão Central e dos Inhamuns, que mais demandam precipitações, 21 dos 22 municípios que compõem as regiões também tiveram chuva.
Apesar do maior registro na Capital, o coordenador de Proteção da Defesa Civil de Fortaleza, Cristiano Ferrer, explicou que o volume de água foi distribuído ao longo de 24 horas, o que ameniza possíveis danos. Conforme ele disse, entre as ocorrências, casas onde a água pode ter invadido através de ralos e bueiros; e rachaduras identificadas pelos moradores de forma preventiva. Os registros foram localizados nas Regionais II (4 ocorrências), V (2) e VI (1).
A quadra chuvosa costuma ser mais intensa em março, quando a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está mais ao Sul da Linha do Equador.
A região Jaguaribana foi a que concentrou maior volume de chuvas entre sexta-feira, 16, e o sábado (17). Aracati teve a maior precipitação, com 78 mm, enquanto Itaiçaba registrou 59 mm, Icó 55 mm e Jaguaribe 43 mm. Nos Sertões Central e dos Inhamuns, os municípios com mais chuva foram Iguatu (54 mm) e Arneiroz (50 mm). Para hoje (domingo, 18), de acordo com a Funceme, a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões do estado.
(O Povo)

Últimas notícias