quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Prêmios da ACI integram ranking do Portal dos Jornalistas

Os prêmios jornalísticos da Associação Cearense de Imprensa (ACI), os mais tradicionais do Nordeste, integram a partir de agora o ranking oficial do Portal dos Jornalistas, que engloba as 154 maiores premiações do jornalismo brasileiro e internacional e inclui, dentre outras, o Vladimir Herzog, Direitos Humanos (Rio Grande do Sul), Esso, Embratel, BNB, Econômico Ibero Americano, Maria Moors Cabot, Sebrae, PTP e Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).

A inclusão foi possível graças a um grande trabalho de pesquisa realizado pela ACI, que resgatou as 40 edições de sua premiação, desde o ano de 1970 até a última delas, em 2014. Por conta da inclusão, os jornalistas profissionais do Estado do Ceará subiram de posição no ranking, haja vista que a organização do evento atribuiu uma pontuação de 25 para os vencedores de cada categoria. Vale salientar que, para trabalhos em equipe, cada integrante contabiliza a metade da pontuação, no caso específico da ACI, 12,5 pontos.

Para a jornalista Maristela Crispim, do Diário do Nordeste, que está entre os cem profissionais mais premiados de toda a história, "não fazia sentido que os trabalhos reconhecidos pela ACI, há mais de 40 anos, não fossem contemplados no ranking. Essa iniciativa da atual gestão da ACI resgata a memória de muitos companheiros que já faleceram e que não tinham seus nomes incluídos no levantamento do Portal dos Jornalistas".

O Ranking do Portal dos Jornalistas, publicado pela revista eletrônica Jornalistas & Cia, é elaborado nacionalmente e por regiões em todo início de ano reportando o que aconteceu no ano anterior. Ele traz não só a premiação anual como também a histórica, que inclui a participação de quase 10 mil profissionais de imprensa de todo o País ao longo do tempo. Da mesma forma, mostra a performance dos veículos de comunicação no tocante aos prêmios auferidos desde as suas fundações.

Últimas notícias