sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Hemoce lança campanha de Carnaval para doação de sangue nesta terça (23)

Com o tema “Caia na folia com a solidariedade em dia”, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública de saúde do Governo do Ceará, lança nesta terça-feira, 23, a partir das 9 horas, a nova campanha de carnaval na sede do Hemoce, em Fortaleza. O evento terá a participação do bloco carnavalesco Unidos da Cachorra. O lançamento acontece simultaneamente nos hemocentros do interior do Ceará com programação festiva e ações de conscientização.
Quem for doar nesta terça-feira na sede do Hemoce e nos hemocentros de Quixadá, Iguatu, Crato e Sobral será recebido no clima de carnaval. Em Fortaleza, o bloco Unidos da Cachorra abre a campanha animando os doadores com muito samba. No Hemocentro de Sobral será realizada uma caminhada da solidariedade ao som das marchinhas carnavalescas. Os doadores que forem ao Hemoce Crato participarão da folia da solidariedade com bandas de músicas e ações educativas. O hemocentro realiza uma palestra sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Em Quixadá, uma blitz informativa relembrará os critérios da doação de sangue.
Até o dia 6 de fevereiro, vários grupos e blocos se apresentarão voluntariamente. A ideia é atrair mais pessoas para doar sangue antes do carnaval. “O período que antecede feriados prolongados é época de preparar os estoques para qualquer emergência, por isso a necessidade de reforçar o pedido de doações e as campanhas nos ajudam a relembrar que o gesto solidário de doar é essencial para as transfusões acontecerem”, ressalta Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.
Para facilitar o acesso da população aos locais de coleta, o Hemoce está com uma unidade na Praça do Ferreira, Centro, que funciona de segunda a sábado, até o dia 9 de fevereiro. O estande tem capacidade para receber até 70 pessoas por dia e além de doar sangue, o voluntário pode se cadastrar para doação de medula óssea. Outra opção que também fica no Centro é doar no Posto de Coleta do Hemoce no Instituto Dr. José Frota (IJF), na Rua Barão do Rio Branco, 1816. O posto no IJF abre todos os dias, inclusive feriados e finais de semana. (Veja aqui os locais e horários para doar).
O que é necessário para doar
Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Atenção: os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento, disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).
Como se cadastrar para doação de medula óssea
Para se cadastrar, o voluntário precisa ter entre 18 e 55 anos de idade, estar saudável, não tenha tido câncer e apresentar um documento de identificação oficial com foto. Para concluir a etapa, o doador preenche uma ficha com dados pessoais e é coletada uma amostra de 5ml de sangue. O voluntário pode realizar o cadastro em todas as unidades de coleta do Hemoce.

Últimas notícias