quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Festa da Baixa da Santa Cruz no Crato acontece hoje no Crato


A Prefeitura do Crato por meio da Secretaria e Cultura com apoio das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Administração, e Saúde, estarão na promoção das festividades da Baixa Rasa, disponibilizando para a população segurança e comodidade com a participação da Cavalaria da Policia Militar, do Batalhão de Polícia Ambiental, Guarda Municipal, Demutran e Policia Rodoviária Federal. Presentes também na organização da Festa, o Corpo de Bombeiros, SAAEC, ICMBIO, Comissão Organizadora com Membros da Comunidade do Lameiro e Belmonte e Associação dos Vaqueiros.
Data importante no calendário cultural da cidade do Crato e da Região do Cariri, a celebração foi tombada em 2015, por lei municipal, como Patrimônio Cultural e Imaterial.
O evento terá início às 7h com concentração de fiéis em frente à Capela do Lameiro, missa e cavalgada. Entre as apresentações culturais da festa, estão o Reisado do Mestre Aldenir, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto e a Lapinha da Mestra Zulene. Além da programação oficial serão realizadas atividades paralelas como apresentações de grupos de tradição no local da missa enquanto os presentes aguardam a chegada dos vaqueiros, no local da missa haverá oficina de bombas do bem com a coordenação de educação ambiental da SAAEC. Algumas bombas preparadas anteriormente serão lançadas por alguns vaqueiros. E as 14h, haverá a “Farra dos Vaqueiros”. Forró com Rafael Belo Xote, no Bar do Cassiano, vizinho ao portão do Serrano, com entrada gratuita.
Esse ano, estão sendo esperadas mais de 2.000 pessoas, dentre estas 500 vaqueiros para a festa religiosa e cultural que há mais de um século reconta a história de coragem e fé do vaqueiro.
(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias