quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Ceará é primeiro lugar em doadores de medula

O Estado do Ceará garantiu a primeira colocação no total de cadastros no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redoma) entre as unidades federativas das regiões Norte e Nordeste, de acordo com dados relativos ao ano de 2017.
Segundo o relatório, o Estado atingiu a marca de 170.399 registros de doadores, ficando à frente da Bahia (148.287) e Pernambuco (124.984). O último lugar das duas regiões foi do Acre, cuja quantidade de cadastros totais alcançou 8.261 pessoas.
Classificação por unidade da Federação
Na esfera nacional, o Brasil conseguiu ascender mais 284 mil voluntários cadastrados e chegou a 4.494.407 registros. O perfil majoritário desses doadores contabilizados pelo Redome é de pessoas do sexo feminino, raça branca, entre 30 e 34 anos.
No Ceará, o cadastro pode ser realizado nos postos de coleta do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, e no Interior do Estado. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Captação de Doadores do Hemoce, Nágela Lima, a ênfase nas campanhas é na atualização das pessoas já cadastradas. "O Redome encontra muita dificuldade quando, ao achar um paciente compatível, não consegue contatar o doador por não ter os dados corretos", acrescenta a técnica. DN

Últimas notícias