terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Fundação Casa Grande comemora 25 anos


A Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri comemora 25 anos de história no dia 19 de dezembro de 2017, em Nova Olinda, no Cariri Oeste. O evento, que acontece a cada ano, desde a origem da entidade, promove a Renovação do Sagrado Coração de Jesus e Maria, momento de confraternização entre as famílias e amigos da instituição.
A Renovação do Sagrado Coração de Jesus e Maria é uma manifestação de fé comum às famílias do Cariri, momento e ato em que familiares e amigos revigoram a ligação com o sagrado, por meio de cânticos, rezas e pedidos com devoção.
Na Casa Grande a solenidade é realizada na sala de entrada, cuja parede frontal transforma-se em um santuário, todo ornamentado com imagens e outros elementos simbólicos da religiosidade, que retratam a fé e evocam a proteção aos moradores e visitantes.
Após os ritos espirituais, a festa se desdobra com o som, ritmo e alegria da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, que desde os primeiros anos de existência da Casa Grande participa do ato da Renovação. Nesta celebração de 25 anos, junto com os Irmãos Aniceto estarão mais doze grupos de tradição popular da região.
História e Memória
A história da Casa Grande começa na verdade 10 anos antes de sua fundação, com as andanças do casal de fundadores Alemberg e Rosiane pelo sertão nordestino da Chapada do Araripe. Nessas expedições, vendo, ouvindo e sentindo a mitologia do homem ancestral, documentando as lendas e achados arqueológicos, Alemberg e Rosiane já estavam idealizando o que viria ser a Casa Azul – espaço vivo de criação e produção cultural, que tem a valorização da infância como marca e que guarda fragmentos de memórias atemporais.
Programação
A comemoração dos 25 anos acontece de 15 a 20 de dezembro com palestras, shows, e vivências culturais. Na programação destacam-se a realização dos módulos de dois cursos de especialização que estão sendo realizados na Casa Grande: “Especialização em Arqueologia Social Inclusiva”, parceria com a URCA e o Instituto de Arqueologia do Cariri – Dra. Rosiane Limaverde, e também a “Especialização em Gestão Cultural”, parceria com o Itaú Cultural/SP. E ainda o lançamento do livro “Arqueologia Social Inclusiva”, da Dra. Rosiane Limaverde, in memoriam, no dia 19 de dezembro, bem como a abertura da Exposição a Menina da Casa da Escadinha, na mesma data.
Confira a programação completa: http://renovacaocasagrande.wixsite.com/renovacao/2016.
(Colaborou Andrea Pinheiro)

Últimas notícias