quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Em Brasília, secretária Águeda Duarte representa o Ceará na 11ª Convenção Nacional de Assistência Social

Secretária Águeda Duarte; (Foto: divulgação/Ascom)

A Prefeitura do Crato por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) está participando ativamente da 11ª Conferência Nacional de Assistência Social, que acontece em Brasília, Distrito Federal, até a próxima sexta-feira (8). O Evento, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, tem como representante do Estado do Ceará, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato Águeda Duarte, fazendo parte da comitiva como delegada, eleita durante a Conferência Estadual de Assistência Social, realizada em Fortaleza, no início do mês de novembro último.
Com o tema Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, a 11ª Conferência é uma ação conjunta do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas) e objetiva avaliar a situação atual da Assistência Social e os avanços do SUAS, assim como propor novas diretrizes visando o aperfeiçoamento do Sistema.
Segundo a Secretária Águeda Duarte, a 11ª Conferência Nacional de Assistência Social, dá continuidade à perspectiva adotada pelo II Plano Decenal de Assistência Social 2016-2026: “proteção social para todos(as)”, que está ancorado nas deliberações da X Conferência Nacional de Assistência Social. “Chegamos articulados e com espírito aguerrido para a conferencia, que oferece oportunidades de diálogo entre representantes do poder público e da sociedade civil para o estabelecimento de prioridades no desenvolvimento da política pública”, comenta.
A Conferência pretende reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade.
Em continuidade aos debates já ocorridos nos Municípios, Estados e Distrito Federal (DF), a etapa nacional mantém-se organizada em quatro eixos temáticos: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Gestão Democrática e controle social: um lugar da sociedade civil no SUAS; Acesso ás segurança e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos; A legislação com instrumento para uma gestão de compromisso e corresponsabilidade dos entes federativos.
Hoje, quinta-feira, dia 7 estarão reunidos os grupos de trabalhos de todos os eixos e amanhã, sexta-feira, dia 8, na plenária final será realizada a aprovação das deliberações.
(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias