terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Elaboração do Plano Municipal de Saúde de Iguatu avança com participação dos moradores



Secretário Marcelo Sobreira fez abertura da oficina no auditório do Campus Universitário: “Queremos um plano elaborado com a participação popular”. Fotos de Glícia Alencar
Na manhã desta segunda-feira, 4, ocorreu a etapa urbana das oficinas de elaboração do Plano Municipal de Saúde de Iguatu. O evento aconteceu no Campus Multi-institucional Humberto Teixeira e reuniu coordenadores e técnicos da secretaria de Saúde do município, profissionais de saúde e usuários do SUS.
A abertura foi feita pelo secretário de Saúde, Marcelo Sobreira. “Estamos elaborando um plano participativo para aprimorar as ações, melhorar o atendimento à população”, pontuou. “A colaboração dos moradores tem sido enriquecedora, com sugestões e críticas”.
Em breve, Iguatu terá um Plano Municipal de Saúde participativo. “Os debates têm sido acalorados”, observou a coordenadora da Atenção Básica, Glícia Alencar.  
Na semana passada, foram realizadas oficinas nas sedes dos distritos e a participação dos moradores e profissionais de Saúde foi bastante efetiva. “Estamos construindo um plano junto com a comunidade”, frisou Glícia Alencar.
Nas reuniões de grupos, as sugestões foram apresentadas.
Grupos 
Após a solenidade de abertura, os participantes foram divididos em grupos. Nessa etapa, são apresentadas sugestões, críticas e muitas das observações recaem sobre exames e medicamentos. Na zona rural, por exemplo, surgiu a ideia de que exames de sangue sejam colhidos nas próprias Unidades Básicas de Saúde, evitando o deslocamento para a cidade.
“Já melhoramos em muitos aspectos as ações da Saúde e queremos aperfeiçoar e melhorar cada vez mais”, disse Marcelo Sobreira 
Oficina no distrito de Alencar foi bem participativa

Últimas notícias