sábado, 25 de novembro de 2017

Várzea Alegre recebeu a 20ª edição da campanha Ceará sem Drogas


O município de Várzea Alegre foi palco, na manhã desta sexta-feira (24/11), da 20ª edição da Campanha Ceará sem Drogas, realizada pela Assembleia Legislativa do Ceará. O evento, que é o último do ano de 2017, reuniu cerca de 1.500 alunos na Escola Profissional Doutor José Iran Costa.
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), agradeceu a presença do público e destacou o sucesso que a campanha vem tendo na conscientização dos jovens sobre as consequências maléficas do uso de drogas.
“Sabemos que a grande maioria dos dependentes químicos entrou nesse caminho pela curiosidade e acreditamos que, com a palestra de Walter Casagrande, vamos conseguir evitar mais envolvimentos com a droga”, avaliou.
De acordo com o parlamentar, entre janeiro e março de 2017, 85% das pessoas assassinadas em Fortaleza tinha algum envolvimento com drogas. “Houve ainda um aumento de 184% na apreensão de entorpecentes em nosso Estado”, informou.
Ao iniciar a conversa com o público, o comentarista esportivo e ex-jogador de futebol Walter Casagrande relembrou a história dele no esporte e como foi seu primeiro contato com as drogas. Ele lamentou o fato de, quando jovem, não terem sido proporcionados diálogos sobre os efeitos da droga na vida de um dependente.
“Tenho certeza que tudo teria sido diferente se tivéssemos mais informações naquela época. Há dez anos estou sem usar nada, porque meus filhos resolveram me internar. É aí que entra a importância da família”, relatou emocionado.
Sobre o projeto da Assembleia Legislativa, Casagrande declarou: “Hoje, o Ceará sem Drogas faz parte da minha história. Lutamos juntos nesse combate”, comemorou.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cleiton Costa, ressaltou que diversas atividades são desenvolvidas com a população jovem da cidade a fim de evitar a ociosidade e o primeiro contato com as drogas. “Nosso grande desafio é mantê-los envolvidos em atividades ligadas ao esporte, cultura e música, para que não tenham tempo ocioso, afastando assim as possibilidades de algum contato”, explicou.
A estudante de 16 anos Stephanie Belo, do 2º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio José Correia Lima, afirmou que a campanha chegou à cidade em boa hora, pois alguns adolescentes fazem uso de entorpecentes, e a palestra faz um alerta, retratando uma experiência forte.
Também estiveram presentes os deputados José Sarto (PDT), Mirian Sobreira (PDT) e Bruno Pedrosa (PP); a secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra; o prefeito de Várzea Alegre, José Helder, e os ex-prefeitos João Eufrásio e Vanderlei Freire.
Sob o lema de que um Estado sem drogas é uma luta de todos, a campanha proporciona o encontro e diálogo entre a população e já passou pelas cidades de Aracati, Acaraú, Aquiraz, Campos Sales, Cruz, Crateús, Crato, Fortaleza, Horizonte, Limoeiro do Norte, Nova Russas, Ocara, Russas, Sobral, Brejo Santo e Boa Viagem.
(ALCE)

Últimas notícias