quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Sonho realizado: Ednaldo Lavor, Miriam Sobreira e Guimarães comemoram a aprovação da instação do campus da UFC


O prefeito Ednaldo Lavor e a deputada estadual Mirian Sobreira comemoram a notícia da instalação de uma extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Iguatu. A notícia foi dada em primeira mão por esse blog na noite desta quarta-feira (22).
 De acordo com o prefeito, a luta é antiga, mas agora o sonho se torna realidade. “É graças ao esforço da deputada estadual Mirian Sobreira e do deputado federal José Guimarães (PT) que esse sonho se torna realidade. Além da UFC, teremos também, em um futuro breve, um curso de medicina também em nossa cidade”, lembrou o gestor.
A boa notícia se deu pela aprovação do projeto de lei (PL) 6.615/15, que “autoriza o Poder Executivo a criar Campus Universitário em Iguatu por desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC)”. A autoria do referido PL é do líder do governo Dilma na Câmara, o deputado federal José Guimarães. “Não existe projeto de desenvolvimento econômico para Iguatu sem a expansão da educação superior”, destacou.
Ainda de acordo com o deputado Guimarães, o PL precisa ser aprovado pelas comissões Finanças e Tributação (CFT) e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). A partir daí, as propostas seguem para discussão no Plenário da Câmara dos Deputados e depois para sanção presidencial. Uma vez aprovado, sem nenhuma alteração no Senado, o projeto de lei é publicado no Diário Oficial da União (DOU).
"A instalação da UFC Centro Sul beneficiará diretamente estudantes de 14 municípios cearenses, o que representa um salto extraordinário na qualidade de vida dessa população. Além disso, coloca o Ceará no mesmo patamar de outros estados nordestinos, como o da Paraíba, Bahia e Pernambuco, onde a descentralização das universidades já é uma realidade”, justifica o deputado Guimarães através do texto do PL 6.615.
O prefeito Ednaldo Lavor e a deputada estadual Mirian Sobreira comemoram também outra boa notícia: a vinda de um curso de Medicina para Iguatu. O deputado Guimarães confirma a informação e frisa que mesmo sendo questionada pelo TCU, a abertura de sete faculdades do curso no Estado pelo programa Mais Médicos, ela já está garantida pelo Poder Executivo.
Para a deputada Mirian, a vinda do curso de medicina e a instalação do campus da UFC em Iguatu é uma das maiores conquista que o município já teve. “Essa é uma luta nossa junto aos deputados em Brasília. A realização desse grande sonho é fruto de uma exigência legítima de todos nós. Iguatu como cidade polo do Centro Sul cearense só tende a crescer com essas conquistas. Isso significa mais desenvolvimento não apenas para Iguatu, mas para toda a região”, frisou a parlamentar.

Últimas notícias