BNB

BNB

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

19ª Mostra Sesc Cariri de Culturas comemora resultado de público e ações

Mais de 20 mil pessoas assisitram o show dos Paralamas

Desenvolvendo em cinco dias de programação cerca de 260 atividades culturais, a 19º edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas comemora ótimos resultados de público e de ações. Com a expectativa de público de mais de 200 mil pessoas em toda a programação, só nos shows de abertura com Lenine e encerramento com Paralamas do Sucesso, participaram 65 mil pessoas.
Integraram as atividades 2.500 artistas de todo o Brasil, em 28 cidades do Cariri, com destaque aos 106 grupos de tradição popular convidados pelo Sesc para participar de cortejos e apresentações. Foram ações de literatura, artes visuais, audiovisual, artes cênicas e música que contaram com forte presença de público e ocuparam os mais diversos espaços da região.
Buscando inovar todos os anos, nesta edição aconteceu a ação Pensando Verde na Mostra, com mais de 1 mil mudas distribuídas para aqueles que trocaram os 37kg de resíduos sólidos nas cidades de Juazeiro do Norte e Crato. O material reciclável foi doado às instituições Pastoral do Menor (Crato) e Engenho do Lixo (Juazeiro do Norte), atendidas pelo Programa Mesa Brasil Sesc. Além disso, foram realizadas orientações sobre a destinação correta de resíduos sólidos e a importância da sustentabilidade a cerca de 6 mil pessoas que passaram pelos pontos de troca.
O Sebo Colaborativo, que reforça a importância da leitura e de compartilhar e trocar livros foi outra novidade desta edição da Mostra. Diversos livros foram trocados na atividade que aconteceu na Praça da Sé no Crato, onde 200 pessoas passaram pelo espaço durante os três dias em que a ação foi realizada.
Com o Seminário Arte e Pensamento, artistas e estudiosos de vários segmentos se reuniram em dois dias de debates para discutir o que está “Visível e Invisível em nossa Cultura”, provocando reflexões e inquietações aos participantes.

Cortejo de artistas locais na Mostra Sesc 2017. (Fotos Davi Pinheiro)

Outro destaque foram os shows de artistas convidados que passaram por 13 cidades do Cariri cearense. A 19ª Mostra Sesc Cariri de Culturas promoveu apresentações de Lenine, Erasmo Carlos, Paralamas do Sucesso, Waldonys, Chico Pessoa, além dos caririenses Fábio Carneirinho e Luis Fidélis.
O presidente do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac, IPDC, Luiz Gastão Bittencourt, comemora os resultados e afirma: “Desde a primeira Mostra, há 19 anos, tínhamos muito clara a vontade de ir além de nossos muros. A Mostra é tudo aquilo que acredito ser a essência do Sesc, a pluralidade, a interculturalidade e a missão de chegar perto das pessoas, de levar o que há de melhor”. O gestor evidencia ainda que a Mostra Sesc Cariri de Culturas está consolidada como um dos maiores eventos culturais do Brasil, referência na interiorização da cultura nacional. “Buscamos difundir, valorizar e democratizar o acesso às diversas manifestações da arte, promovendo o encontro de artistas locais àqueles que chegam de outros estados, em um espaço de intercâmbio que culmina das ações de cultura do Sesc, ao longo de todo o ano”, enfatiza Luiz Gastão.
Sobre a Mostra Sesc Cariri de Culturas
Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, a Mostra Sesc Cariri de Culturas é palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. Realizada no Cariri, a Mostra se transforma em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, circo, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.
A Mostra não tem caráter competitivo e se apresenta como espaço de estímulo à produção nas diversas áreas artísticas, com proposta de intercâmbios interdisciplinares para desenvolvimento de projetos colaborativos nas mais variadas categorias. Os artistas que chegam de todas as regiões do Brasil veem no projeto uma forma de fortalecer as múltiplas linguagens artísticas, bem como promover o intercâmbio e beber na rica fonte cultural caririense.
(Assessoria de Imprensa da Mostra Sesc)