quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Lançada em Crato a Cartografia Cultural que mapeia tradições e manifestações culturais

Foi lançada na noite de ontem na Praça da Sé, a Cartografia Cultural do Crato. Terça feira, 17 de outubro, dia em que o município do Crato comemorou os 164 anos em que foi elevado à categoria de cidade, centenas de pessoas se reuniram na solenidade conduzida pelo memorialista Huberto Cabral que contou com apresentações do Coral da Sociedade de Cultura Artística do Crato, regido pela maestrina Divani Cabral e da orquestra da Sociedade Lírica do Belmonte, do Padre Ágio e da Banda de Música Municipal.

O projeto idealizado pela gestora de cultura, Dane de Jade, é uma iniciativa da Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Escritório Regional de Cultura do Cariri e a Universidade Regional do Cariri, URCA, e tem o como finalidade reunir informações qualitativas e quantitativas da cultura, apontando os segmentos e personagens nos quais ela se manifesta. 

Estiveram presentes o vice prefeito André Barreto, representando o Prefeito Zé Ailton Brasil, o Secretário de Cultura Wilton Dedê, a Secretária de Educação Otonite Cortez, o Padre José Vicente Alencar, o reitor da Urca Patrício Melo, o médico e escritor José Flávio Vieira entre outros artistas e intelectuais cratenses que acompanharam esse memorável momento para a cultura local.

Na ocasião grupos de reisado, Côco, Manêro Pau abrilhantaram a noite, assim como os poetas cordelistas Josenir Lacerda, Luciano Carneiro e Pedro Bandeira. Para finalizar houve uma performance teatral e um show acústico da banda de reggae Natabela.

A Cartografia Cultural do Crato é dedicada às instituições Sociedade Lírica do Belmonte SOLIBEL Sociedade de Cultura Artística do Crato, SCAC e o Mestre Aniceto Antônio José Lourenço da Silva, (in memoriam) como forma de homenagem a todo o trabalho prestado por esses verdadeiros patrimônios imateriais em meio às manifestações culturais do município.

                   

Últimas notícias