bnb

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Cogerh, Cagece e Sohidra trabalham na limpeza da adutora que vai levar água para Campos Sales

(Fotos: Daniel Laureano/Kariri Oeste)

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) já iniciou a limpeza do poço profundo PP5, adutora localizado na Chapada do Araripe, que vai levar água para o município de Campos Sales. Os trabalhos foram iniciados na sexta-feira (29/9), e nesta terça-feira (3/10), a Cogerh juntamente com a Cagece e a Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará (Sohidra) e o prefeito de Campos Sales Moésio Loiola irão participar da solenidade que vai marcar a chegada da bomba que vai reativar a adutora.
No primeiro dia de trabalho foram colocados 30 mil litros de produto químico para a limpeza da tubulação. Em seguida, houve o escovamento e análise através de câmeras. A previsão é de que até uma semana, todo trabalho seja concluído para a realização de testes. Somente a seguir é que a água seja liberada.

Mais de 5 anos parada, a reativação da adutora do PP5, em Araripe foi uma luta do prefeito Moésio Loiola, que inconformado com o sofrimento que os campossalenses passam no dia a dia para conseguir água, procurou todos os meios para levar água à população da sede e nos distritos. Somente esse ano foram escavados mais de 60 poços, mas ainda assim, insuficiente para atender a demanda.

Desde junho passado, Moésio percorre gabinetes de deputados, órgãos do governo estadual responsáveis pelo abastecimento d´água e o Palácio da Abolição. Na última semana, esteve em Brasília pedindo empenho dos deputados federais votados em Campos Sales para ajudar o município a sair da crise hídrica que se encontra.
"Com a liberação da água por essa adutora de Araripe, nosso povo deve ter um alívio. Pelo menos até o inverno chegar", pontou Moésio Loiola.