domingo, 1 de outubro de 2017

Caucaia recebe maior efetivo do BPRaio depois de Fortaleza


Neste sábado (30), foi a vez de Caucaia receber a implantação da polícia especializada. A cidade é a segunda com população acima de 50 mil habitantes a receber sede exclusiva do Batalhão, na segunda fase do processo de interiorização. Antes, Maracanaú foi contemplada com a ação, no último sábado.
A entrega oficial da sede fixa do BPRaio ocorreu na Praça Matriz da cidade, em cerimônia presidida pelo governador Camilo Santana e com grande festa para a população, regada a show musical e apresentações do novo efetivo de policiais do Batalhão.
Com quase R$ 3,3 milhões investidos pelo Governo do Ceará em armas, veículos, equipamentos e construção da sede, Camilo Santana destaca que Caucaia recebeu o maior batalhão fora da Capital, com 113 policiais, 44 motos e dois veículos. Atualmente Fortaleza tem no seu BPRaio 503 homens – número este que será duplicado a partir do próximo mês de outubro.
“O projeto inicial do Raio era implantar em todas as regiões do Ceará. Nós implantamos. E onde nós implantamos o batalhão fixo, tivemos um resultado muito positivo. Policiamento ostensivo, altamente preparado, especializado. Exatamente neste momento em que precisamos enfrentar de forma mais efetiva a criminalidade. Tomamos a decisão de, na segunda etapa do programa, implantar em todos os municípios acima de 50 mil habitantes. Começamos exatamente pelos municípios da Região Metropolitana. A perspectiva é que nos permita garantir mais tranquilidade aos cidadãos de Caucaia”, afirmou o chefe do Executivo.
Além de discursar na solenidade, Camilo conversou com populares, acompanhou apresentação de manobras em moto realizadas por policiais do Raio, simulando abordagens, e comandou visita à nova sede do Batalhão.
Estiveram presentes na comitiva capitaneada pelo governador: os deputados estaduais Tin Gomes, Bruno Pedrosa, Bethrose e Jeová Mota, os deputados federais André Figueiredo, Danilo Forte e José Airton, o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, o coronel-comandante da Polícia Militar do Ceará, Ronaldo Viana, dentre outras lideranças políticas e representantes da Segurança Pública do Estado.
Por meio da interiorização do BPRaio, receberam unidades, num primeiro momento, as cidades de Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro-Sul), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).
Na segunda etapa, as novas bases vão ficar exclusivas para as cidades com mais de 50 mil habitantes. E, consequentemente, os batalhões sediados nas nove cidades-polo podem dar mais atenção a outras localidades.

Últimas notícias