terça-feira, 17 de outubro de 2017

Cartografia Cultural do Crato será lançada hoje na Praça da Sé

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Escritório Regional de Cultura do Cariri e a Universidade Regional do Cariri, URCA, lançam hoje, a partir das 19h, na Praça da Sé, a Cartografia Cultural do Crato.

No dia onde é comemorado os 164 anos em que o Crato foi elevado à categoria de cidade, o município ganha novo instrumento para homenagear e fomentar a criação criativa cultural local. Na ocasião, se apresentaram a Banda de Música Municipal, grupos de tradição popular, reisados, coco, maneiro pau, capoeira, povos de terreiro, e para encerrar a noite a banda de reggae Natabela. Todas mapeadas na Cartografia.

Inicialmente, a obra dividida nos eixos: (I) Patrimônio natural e práticas culturais sustentáveis, (II) Patrimônio Cultural e (III) Equipamentos de artes será disponibilizada nas bibliotecas públicas e nas bibliotecas das universidades. São 382 verbetes mapeados, leis municipais culturais, hino, fotografias, entre outras catalogações referentes ao universo cultural da cidade.

Entre os anos de 2014 e 2016, foi iniciada a produção colaborativa da Cartografia de Cultura do Crato. O projeto foi idealizado pela então gestora de cultura, Dane de Jade, em parceria com a Universidade Regional do Cariri, através do Departamento de Geoprocessamento e da Universidade Federal do Cariri, por meio, do Programa de Fomento à Economia Criativa e do Laboratório de Economia Criativa e Escola Violeta Arraes, junto as coordenações dos cursos de Gestão Cultural e Audiovisual.

Através de formulários on-line e presenciais onde os membros da comunidade podiam preencher as informações de fácil entendimento e se cadastrar na Cartografia Cultural do Crato, foi gerado um banco de dados que acabou por se transformar na criação de um livro.

A Cartografia Cultural do Crato é dedicada às instituições Sociedade Lírica do Belmonte SOLIBEL Sociedade de Cultura Artística do Crato, SCAC e o Mestre Aniceto Antônio José Lourenço da Silva, (in memoriam) como forma de honrar todo o trabalho prestado durante inúmeras décadas em meio às manifestações culturais do município. Tem como objetivo reunir informações qualitativas e quantitativas acerca de como a cultura está se manifestando e através de quais segmentos e personagens.

Essa será mais uma maneira de homenagear e valorizar os artistas da terra.

Últimas notícias