domingo, 1 de outubro de 2017

Câmara de Juazeiro debate a causa animal


A Câmara de Juazeiro realizou na sexta-feira (29), Audiência Pública para discutir a causa animal. Vários órgãos e entidades debateram problemas e sugeriram soluções para tentar melhorias na área. Entre os principais problemas destacados estão as doenças, principalmente a Leishmaniose, que pode ser transmitida para as pessoas, os maus tratos e o abandono. O controle de natalidade é a principal solução apontada pelos presentes.
Para a vereadora Jacqueline Gouveia, autora do pedido de Audiência e defensora dos animais, a questão ultrapassa a preocupação com os animais e se torna um caso de saúde pública. “Essa Audiência é para tratar de saúde pública e a de Juazeiro está um caos”, expôs a vereadora.
Algumas deficiências nos setores responsáveis da Prefeitura foram apontadas pelos participantes, que sugeriram maior participação nas ações e parcerias para realizar o trabalho que ora vem sendo feito mais pelos defensores dos animais, que pelo poder público.
Silvana Fraga, presidente da Associação Protetora dos animais carentes (Apac), lembra que existem leis federais e municipais que protegem os animais, mas que não vem sendo cumpridas em Juazeiro.
O presidente da Câmara Glêdson Bezerra destaca que a Lei, de sua autoria é bem detalhada no sentido de garantir a fiscalização e a proteção aos animais, e consequentemente à população, mas concorda que o município realmente não põe as medidas em prática.
O Secretário de Agricultura Romão França e David Antonius, Diretor da Vigilância em Saúde garantiram que as deficiências vem sendo corrigidas, como: o carro para o recolhimento dos animais de grande porte soltos nas ruas, assim como a carrocinha que está passando por conserto, devem estar disponíveis na próxima semana. Eles também destacam a importância das parcerias com as Ongs e Universidades na promoção de ações e feiras de adoção de animais.
Participaram representantes da Vigilância em Saúde, Centro de Zoonoses, da Associação Protetora dos animais carentes, da Casa Abrigo de Animais, da Secretaria de Agricultura do Município, Demutran, alunos do Curso de Veterinária da Faculdade de Juazeiro do Norte(FJN), dentre outros.
A Audiência contou ainda com a participação, além do presidente da Casa, Glêdson Bezerra, que presidiu os trabalhos, dos vereadores José Barreto, Auricélia Bezerra, Adauto Araújo, Diogo Machado e a vereadora Jacqueline Gouveia.
(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias