quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Negociações para refinaria no Ceará avançam após encontro com empresa chinesa

Foto: Divulgação

Em seu último dia de missão oficial na China, o governador Camilo Santana se reuniu nesta quinta-feira (21), em Quingdao, com a diretoria da Qingdao Xinyutian Chemical para tratar da implantação da Refinaria do Ceará, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A empresa já havia assinado um Memorando de Entendimento (MOU) com o Governo do Ceará em novembro do ano passado e, desde então, tem estudado a melhor forma de viabilizar o empreendimento.
Após o encontro, a comitiva cearense visitou uma das 32 empresas que fazem parte do grupo petroquímico. “Fizemos uma longa reunião técnica para tratarmos sobre os próximos passos para esse projeto importante da refinaria. Parte da equipe do Ceará ficou na China para dar continuidade ao processo”, disse Camilo Santana, que estava acompanhado dos secretários Antônio Balhmann (Assuntos Internacionais) e Élcio Batista (Chefia de Gabinete).
De acordo com o governador, o Banco de Desenvolvimento da China (CDB) se comprometeu a financiar o projeto – US$ 4 bilhões nesta primeira fase – e está em contato permanente com a companhia petroquímica. “O banco já garantiu o financiamento e a empresa reiterou que há total interesse em instalar a refinaria em nosso estado. Assinamos uma ata da reunião. Saio muito animado com a visita e, principalmente, com o avanço das negociações”, citou Camilo Santana.
Na última segunda-feira, o governador já havia se reunido, em Pequim, com o diretor para a África e Américas do Banco de Desenvolvimento da China, Tian Yunhai. O encontro teve como foco discutir a participação do banco em programas e projetos apresentados pelo Estado. “Ele (Tian Yunhai) confirmou o interesse de financiar a refinaria e outros projetos importantes do Ceará para a área da saúde”, afirmou. Atualmente, o CDB tem ativos no valor de 2,2 trilhões de dólares e o Brasil tem sido o principal parceiro para operações no mundo.
O Memorando de Entendimento para a construção da Refinaria do Ceará foi assinado em novembro do ano passado e está incluído dentro do acordo Brasil-China. O empreendimento, que funcionará dentro da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no Pecém, tem expectativa de gerar pelo menos 10 mil empregos na fase de construção e 8 mil postos permanentes entre diretos e indiretos. A previsão inicial é de que a unidade de refino produza até 300.000 barris/dia.
(Governo do Ceará)

Últimas notícias