sábado, 23 de setembro de 2017

Fique de olho: Sinal analógico de TV será desligado quarta-feira, dia 27

A transmissão analógica de TV na maior parte do Ceará deve ser desligada à meia-noite da próxima quarta-feira (27). Famílias inscritas em mais de 20 programas sociais do Governo Federal têm direito a kit gratuito para conversão e acesso ao sinal digital.
Beneficiários em programas como tarifa social de energia elétrica, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Minha Casa Minha Vida ou Bolsa Família podem receber antena digital e conversor com controle remoto, gratuitamente.
A expectativa da Seja Digital, entidade responsável pelo processo de migração no País, é que mais de 770 mil famílias no Estado sejam atendidas e, assim, possam continuar a assistir canais de TV aberta mesmo em televisores antigos.
Para que ocorra o desligamento do sinal analógico no dia 27, é preciso que pelo menos 93% dos domicílios estejam aptos a captar o sinal digital. O levantamento sobre isso, encomendado ao Ibope, terá resultado divulgado nesta segunda-feira, 25. Caso o percentual não seja atingido, o desligamento será adiado por dez dias.
A principal vantagem da transmissão digital é a alta definição de áudio e imagem, livre de ruídos e interferências, conforme Gilson Moreira, engenheiro eletrônico e assessor técnico da Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acert). “A qualidade vai ser melhor do que a de cinema, com a vantagem da interatividade”, define. Outras vantagens são os recursos de linguagem de sinais e audiodescrição.
Além de Fortaleza, o sinal será desligado em 23 municípios das regiões Metropolitana, de Sobral e de Juazeiro do Norte. Cronograma do Governo estima o desligamento do sinal analógico em 1.326 municípios até 2018 e, em todo o País, até 2023.
É possível consultar a gratuidade na distribuição dos kits de conversão. Basta ligar para 147 ou acessar o portal www.sejadigital.com.br/kit com o número do CPF ou NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Famílias contempladas podem retirar o material em ponto próximo de casa em horário pré-agendado.

Últimas notícias