segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Eunício celebra avanço da Transposição das Águas do Rio São Francisco



Após serem abertas as comportas da Barragem de Tucutu, em Cabrobó (PE), as águas do Rio São Francisco passaram a avançar 45 km pelo Eixo Norte da Transposição. A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (11), e contou com as presenças do presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

Antes, ambos acionaram os serviços da primeira estação de bombeamento (EBI-1), que eleva o nível da água em 36 metros, permitindo que encha o reservatório de Tucutu, o primeiro do Eixo Norte. Três estações de bombeamento são responsáveis por elevar o nível das águas em 181 metros ao longo do eixo.

"Essa obra representa a determinação do povo nordestino. Depois 155 anos, estaremos com as águas do Velho Chico chegando ao Ceará em janeiro de 2018. Estou muito feliz por estar aqui, nesse ato integrado de brasilidade, que traz um conjunto de benefícios para a população, especialmente a mais carente", declarou Eunício.

Para o ministro Helder Barbalho, a Transposição pertence a todos os brasileiros que sonham em ter acesso à água. "Essa é a obra mais importante do Governo Federal. Ela renova a esperança de uma melhor qualidade de vida para a população", destacou.

Com a abertura das comportas de Tucutu, o Velho Chico passa a chegar ao reservatório de Terra Nova, ainda em Cabrobó. A expectativa é de que todas estruturas do trajeto sejam preenchidas em até 15 dias, atravessando quatro aquedutos implantados entre as duas barragens.

A comitiva ainda sobrevoou mais 100 km da chamada etapa da Meta 1 Norte, descendo para uma vistoria na frente de serviço da Transposição concentrada no município de Penaforte (CE). No momento, há 1.000 trabalhadores atuando na finalização da obra, com previsão de duplicação desse contingente até outubro.

Ao serem concluídos, os dois eixos da Transposição vão garantir o abastecimento de água a cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados de Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. São 477 km de extensão, 260 km dos quais no Eixo Norte e 217 km no Eixo Leste. 

Últimas notícias