sábado, 2 de setembro de 2017

Eudoro defende planejamento e diz que desafios do Estado são muitos


Resultado de imagem para eudoro santana

O superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana, que também é secretário executivo do Conselho da Cidade de Fortaleza e coordenador do Pacto Por Um Ceará Sustentável, afirma que o Ceará, nos últimos trinta anos, tem passado por mudanças profundas, com saltos positivos, fruto de vários governos. No entanto, os desafios ainda são muitos. Ele foi o palestrante do Fórum Ceará em Debate e abordou, na manhã de hoje (1º), o tema “Ideias para o Ceará do Futuro”. O Fórum Ceará em Debate é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Ceará.
Nos últimos 30 anos, de acordo com Eudoro Santana, apesar os avanços registrados em vários segmentos, também foram verificadas algumas quedas, que podem ser consideradas normais. Atualmente, frisa, o Ceará tem sete grandes desafios que ficam as bases do planejamento estratégico: Ceará saudável; Ceará acolhedor; Ceará do conhecimento; Ceará da gestão democrática por resultados; Ceará de oportunidades; Ceará pacífico e Ceará sustentável. E quanto aos “desafios atuais” ele elencou dez, dentre eles: a desigualdade; a pobreza de parcela expressiva da população e baixa competitividade de alguns setores.
Mas o Ceará se destaca dentre os demais Estados, resultado claro de administrações boas ao longo dos anos e da equipe administrativa envolvida, comprometida com a gestão pública e de muita competência, garante Santana. No entanto, ele mostrou-se particularmente preocupado com o momento que o Brasil passa, que ele considera delicado, e disse ser necessário e urgente “retomar o processo de planejamento participativo com a sociedade”. O Fórum foi aberto pelo diretor geral do Ipece, professor Flávio Ataliba.

Últimas notícias