segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Crato aprovado no Programa Produtor de Águas


A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Meio ambiente e Desenvolvimento Territorial e SAAEC, aprovou projeto junto a Agência Nacional de Águas - ANA para desenvolver o Programa Produtor de Água, que a visa o estímulo à política de pagamento por serviços ambientais voltada à proteção hídrica no Brasil. A iniciativa estimula práticas conservacionistas em propriedades rurais de forma a melhorar a qualidade da água e aumentar sua vazão, revitalizando as bacias hidrográficas. 
O Produtor de Água consiste em remunerar o produtor rural com valores proporcionais aos serviços ambientais prestados, que beneficiam a sociedade que vive numa determinada bacia hidrográfica, além de oferecer assistência técnica para a recuperação ambiental da propriedade. 
No Ceará somente o município do Crato foi contemplado com a aprovação de projeto. No Nordeste, somente quatro municípios estão contemplados com o Programa. 
O valor de aprovação foi de R$ 806.850,00. A contrapartida, segundo o edital, variará entre 0,2 e 8% do valor. O programa Produtor de Águas foi criado em 2001 e foi a primeira vez que Municípios do Nordeste foram contemplados. A equipes técnicas da ANA classificou os projetos contemplados como de excelente qualidade técnica. Das 224 propostas, somente 36 foram classificadas, ficando o município do Crato na posição 31 da lista nacional de pontuação.

Últimas notícias