sábado, 23 de setembro de 2017

Ceará está entre cinco estados brasileiros com mais emprego na siderurgia

O Ceará está entre os cinco estados brasileiros com maior quantidade de empregos na indústria siderúrgica. No período de 2006 a 2015, houve crescimento de 767,3% na geração de postos de trabalho. Segundo análise do Escritório Técnico de Estudos Econômicos (Etene), o resultado positivo está relacionado à implantação da Companhia Siderúrgica do Pe¬cém (CSP), primeira usina integrada no Nordeste e que funciona dentro da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) brasileira. O trabalho está disponível para consulta no endereço www.bnb.gov.br/publicacoes-editadas-pelo-etene.
Em junho de 2016, a usina iniciou a produção de placas de aço, voltada para geração de produtos laminados de alta qualidade para a indústria naval, de óleo & gás, automotiva e construção civil. A capacidade instalada é de 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano.
Na Região Nordeste, a indústria siderúrgica era responsável por apenas 0,6% dos empregos formais da indústria de transformação, em 2015. No entanto, há uma tendência de aumento desta participação, justamente por conta do recente desenvolvimento do polo siderúrgico no Ceará.
Cenário Brasileiro
Para os autores da pesquisa, o atual cenário de excesso de capacidade produtiva e elevação dos custos de energia torna o avanço dos processos e das tecnologias uma questão ainda mais urgente para a sustentabilidade das usinas e do setor como um todo. No Brasil, algumas empresas têm mantido planos de investimentos em busca de processos mais eficientes e redução de custos.
“Nesse sentido, entende-se que o cenário atual e de curto prazo aponta para que sejam fomentados novos investimentos na indústria siderúrgica, com foco em melhoria da eficiência de processos (redução do consumo de energia e das emissões de CO2)”, conclui a pesquisa.
(Assessoria do BNB)

Últimas notícias