sábado, 30 de setembro de 2017

Ex-senador cearense Sérgio Machado é investigado por contas fora do País


Sérgio Machado, então presidente da Transpreto, fala ao microfone

Procuradores suíços e do principado de Andorra se uniram para investigar o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, trocando informações confidenciais sobre suas contas e tentando traçar o destino de propinas milionárias.


A descoberta da rota do dinheiro levou à constatação de que Andorra foi utilizada como base para que a construtora Camargo Correa pagasse supostas propinas para políticos brasileiros. Para isso, usou um banco acusado de ser o instrumento de lavagem de dinheiro de grupos criminosos pelo mundo e da máfia russa.

Machado fechou acordo de delação premiada em meados de 2016. Em sua delação, Machado relatou ter repassado propina a mais de 20 políticos de diferentes partidos. Documentos obtidos pelo jornal O Estado de S. Paulo e que foram transmitidos entre Berna, na Suíça, e Andorra revelam como procuradores de paraísos fiscais já desconfiavam do brasileiro.

Numa carta enviada "com urgência" pelo Ministério Público da Suíça para Andorra em 1.º de junho de 2016, Berna alerta para a situação de Sérgio Firmeza Machado, filho do ex-presidente da Transpetro, sob suspeita de "lavagem de dinheiro agravada". Segundo os suíços, um inquérito foi aberto em 29 de dezembro de 2015 contra o brasileiro.

Nota da OAB sobre atentado contra advogado

A OAB Secção Ceará, juntamente com a OAB Subseção de Crato e a OAB Subseção de Juazeiro do Norte, lamentam profundamente o atentado criminoso ao advogado Jerry Cruz, ocorrido nesta sexta-feira, no Crato. Ao sair da delegacia com dois clientes e seu estagiário, o grupo foi perseguido e o carro alvejado a balas por criminosos em motos.                                            No atentado, o advogado foi baleado e seus clientes assassinados. O estagiário saiu ileso. O advogado Jerry Cruz passou por uma cirurgia e a família agora aguarda pelo parecer da equipe médica.

A OAB presta solidariedade ao advogado e à família e acompanha as investigações. O episódio trata-se de um atentado à administração da Justiça. A OAB Ceará pede às autoridades que o ocorrido seja esclarecido com agilidade e os criminosos punidos com todo o rigor da lei.

Fortaleza, 30 de setembro de 2017

OAB Seccional Ceará

OAB Subseção do Crato

OAB Subseção Juazeiro do Norte

Iguatu projeta novo nome na política estadual


Na Região Centro-Sul começa a surgir uma nova liderança. O engenheiro civil Ilo Neto, filho do deputado estadual e ex-prefeito de Iguatu, Agenot Neto, está se preparando para seguir o caminho do pai e do avô e ex-deputado José Ilo Dantas.
A política corre nas veias do jovem engenheiro, que já é visto com frequência se articulando na região, especialmente em Iguatu, onde pode vir a ser em 2020, o grande nome da política local. Hoje filiado ao PRB, Ilo Neto deve mudar de partido na próxima abertura da janela partidária.

No Crato - Advogado é baleado, dois clientes são executados em ação de bandidos

O Palio do advogado foi alvejado com vários tiros.

O  advogado barbalhense Jerry Cruz Bezerra, seu assistente e três clientes foram alvos da ação de bandidos na noite desta sexta-feira (29). A ação aconteceu na avenida Chagas Bezerra, no bairro Mirandão, quando três homens em duas motos fecharam o veículo das vítimas e fizeram vários disparos.
O advogado foi baleado no abdômen e outras duas pessoas morreram dentro do automóvel. Inicialmente os feridos socorridos para um hospital no Crato, mas devido a gravidade dos ferimentos foram transferidos Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte
Segundo informações repassada pela Polícia, as vítimas três tinham prestados depoimentos na delegacia do Crato sobre crimes praticados na região como não houve comprovação dos delitos os três foram liberados.
A policia do Crato esteve no local e adotou os procedimentos cabíveis, assim como os profissionais do Samu contataram que as duas vitimam que estava no interior do veiculo não apresentava sinais vitais.

Radialistas são homenageados em Santana do Cariri


Dr. Zé Adega ( Rádio Princesa FM

Na  noite desta sexta-feira (29), a  Câmara Municipal de  Santana  do Cariri  realizou uma sessão de homenagem aos radialistas, radiodifusores e veículos de comunicação do Cariri.
Um dos destaques foi a homenagem a  Rádio Princesa FM e ao seu diretor-proprietário, José Aldegundes Gomes de Matos (Zé Adega), pelos 25 anos de radiojornalismo no FM.
Prestigiaram a homenagem o prefeito do Crato Zé Aílton Brasil e o primeiro secretário da mesa diretora da Câmara Municipal do  Crato, vereador Pedro Lobo. 

Eunício libera recurso para construção de 3350 casas populares

O sonho da casa própria está próximo de ser realizado por milhares de famílias cearenses. É que nesta sexta-feira (29), o presidente do Congresso Nacional, Senador Eunício Oliveira conseguiu junto ao ministério das Cidades, a liberação de recursos para a construção de 3350 casas através do Programa Minha Casa Minha Vida nas cidades do Ceará.
Serão 43 municípios beneficiados com o programa habitacional e que receberão unidades tanto na zona urbana como na zona rural.
De acordo com Eunício, o investimento liberado para a construção das casas é de R$ 153 milhões e vai assegurar às famílias o direito à moradia. “É o sonho de qualquer cearense. É mais qualidade de vida e oportunidade para as famílias que estão na fila esperando por esse benefício. ”, disse.
A movimentação na economia através da construção civil também é outro fator positivo observado pelo senador. “Além do benefício final para as famílias, tem a geração de emprego e renda para aquele município onde as casas serão construídas. É uma cadeia de efeitos positivos para toda a região e que influencia diretamente a vida da população”, acrescentou.
Somente na área rural, serão construídas 2.347, já na área urbana, 998 habitações. A portaria que garante o recurso para contratação das casas já foi assinada pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo e será publicada no Diário Oficial da União (DOU) da próxima segunda-feira (02).

Cidades beneficiadas:

Fortaleza
Acopiara
Amontada
Assaré
Beberibe
Cariré
Cariús
Caucaia
Crato
Chaval
Fortim
Granjeiro
Guaraciaba do Norte 

Hidrolândia
Icapuí
Icó
Independência
Irauçuba
Itapipoca
Itarema
Itatira
Jaguaretama
Jardim
Jucás
Lavras da Mangabeira
Limoeiro do Norte
Missão Velha
Morada Nova 
Moraújo
Paraipaba
Pindoretama
Pires Ferreira
Porteiras
Quixelô
Quixeramobim
Reriutaba
Saboeiro
Santa Quitéria
São Benedito
Solonópole
Tejuçuoca
Trairi
Várzea Alegre

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Primeiro Passo: Josbertini certifica 78 novos eletricistas, costureiros e mecânico de motos

Secretário Josbertini com os formandos de Itaiçaba.

Nesta sexta-feira(29), o secretário Josbertini Clementino, titular da STDS, certificou, na localidade de Tabuleiro do Luna, em Itaiçaba, 78 formandos dos cursos de eletricista, costureiro e mecânica de motos dos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades.
Os cursos foram realizados pela STDS em parceria com a Associação dos Moradores e Amigos do Tabuleiro do Luna.”Quero parabenizar a associação pelo trabalho que vem desenvolvendo há 29 anos. É uma parceria de qualidade” destacou o titular da STDS.
Estavam presentes também os vereadores Luis Milson e Sérgio Santos, o ex-prefeito de Itaiçaba, Frank, o ex-prefeito de Aracati, Ivan Silvério, membros da associação, e líderes da localidade.

Governo lança Batalhão do Raio em Caucaia neste sábado (30)

Resultado de imagem para raio pm
O Governo do Ceará segue com o cronograma de ampliação de bases fixas do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em cidades com população acima de 50 mil habitantes. O segundo município a receber o grupamento motorizado, nesta fase, será Caucaia, em solenidade a partir das 9 horas, com a participação do governador Camilo Santana.
O BPRaio em Caucaia contará com 113 policiais, 44 motos e duas viaturas. O investimento em veículos, equipamentos e na sede da unidade é superior a R$ 3 milhões.

Construção demite 353 mil empregados em um ano

A construção cortou 353 mil postos de trabalho no período de um ano, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O total de ocupados na atividade encolheu 4,9% no trimestre encerrado em agosto de 2017 ante o mesmo período de 2016.

Prefeitura do Crato promoverá manhã para os idosos na próxima segunda-feira

A Secretaria de Trabalho de Desenvolvimento Social STDS do Crato, por meio do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso promoverá na próxima segunda-feira, dia 2 de outubro, uma animada manhã de comemoração em alusão ao Dia do Idoso. Forró no trem, caminhada, disponibilização de serviços de saúde e beleza, aulas de dança, apresentações culturais e alimentação saudável, farão parte desse momento que promete ser de muita alegria e descontração

Empresa Carajás deve se instalar em Juazeiro e gerar 650 empregos diretos e indiretos



A Carajás Home Center  será deverá se instalar em Juazeiro e vai gerar cerca de 500 empregos diretos e 150 indiretos, tudo isso sem nenhum recebimento de incentivo fiscal. O assunto foi discutido na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte
O vereador Damian de Firmino defendeu a aprovação do projeto para a cidade de Juazeiro:


Diogo Machado reforçou a quantidade de recursos que serão aplicados em Juazeiro do Norte:


O presidente da Comissão de Constituição e Justiça David Araujo, afirma que o projeto é bom para o municipio de Juazeiro.



Capitão Vieira afirma que a empresa vai se comprometer a instalar em Juazeiro
dois equipamentos sociais para o município,   como um Centro de Referencia de Atendimento Social

ÁUDIOS: Roberto Crispim

Prefeita de Santana do Cariri, Danieli Machado na valorização da agricultura familiar


Nesta quinta-feira, dia 28 de setembro de 2017,aconteceu no Polo de Convivência Pedro. Linard Rocha uma reunião com a presença de representantes de vinte comunidades que estão sendo beneficiados com o Projeto Paulo Freire. A prefeita Danieli de Abreu Machado fez a abertura da reunião desejando boas-vindas à todos os representantes das comunidades,as ONGS: Cactos e Flor do Pequi, SDA(Secretaria do Desenvolvimento Agrário) ,o Comitê Municipal, Representantes do Governo Estadual,a Secretaria Municipal de Agricultura, Representantes da Secretaria de Governo Municipal,EMATERCE,Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e outros.Também. estiveram presentes vereadores e Secretários Municipais.O Projeto Paulo Freire tem por finalidade fortalecer a agricultura familiar  do nosso município visando uma melhoria de vida para os pequenos produtores.Parabéns a Prefeita Danieli Machado por apoiar e valorizar as ações desse Projeto voltado especialmente as mulheres e jovens do campo.Além da capacitação capacitação profissional,houve momentos de debates sobre a situação atual do SUAS, relativo aos cortes de verbas que fragiliza a Política Nacional de Assistência Social.

TJCE nega absolvição de ex-prefeita acusada de mandar matar radialista no Ceará

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) negou, nesta quinta-feira (28), durante sessão extraordinária, a absolvição da ex-prefeita do Município de Limoeiro do Norte, Maria Arivam de Holanda Lucena, acusada de ser mandante do homicídio que vitimou o radialista Nicanor Linhares Batista. Ao requerer a absolvição, a ex-gestora alegou insuficiência de provas para sua condenação.
De acordo com denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE), restou evidenciado que a acusada vinha sendo alvo de severas críticas por parte da vítima, que utilizava a sua emissora (Rádio Vale do Jaguaribe) para fazer oposição à Prefeitura de Limoeiro, sempre denunciando irregularidades.
Ainda segundo o órgão ministerial, havia entre a vítima e a acusada uma pública animosidade, iniciada durante as eleições de 2000, quando Nicanor fez oposição à Arivam Lucena, apoiando o candidato adversário. Por isso, o radialista passou a sofrer diversas ameaças de morte.
Em 30 de junho de 2003, por volta das 19h30, enquanto gravava um programa político, o radialista foi executado com nove tiros de pistola. O estúdio da rádio foi invadido por dois homens, enquanto outros dois davam cobertura do lado de fora. Os assassinos fugiram numa motocicleta.
Em janeiro de 2015, o Juízo da 1ª Vara da Comarca de Limoeiro do Norte impronunciou (para não ir a júri popular) a ex-prefeita como autora intelectual do crime, por não encontrar nos autos indícios suficientes que comprovem a autoria do delito.
Pleiteando a reforma da sentença, o MPCE pediu a pronúncia da ex-gestora por acreditar haver provas suficientes de sua autoria como mandante do crime. Por isso, requereu que a acusada fosse levada a julgamento pelo Tribunal Popular do Júri.
Ao analisar os pedidos, interpostos no recurso de apelação, a 1ª Câmara Criminal manteve, por unanimidade, a impronúncia da acusada. Segundo o relator, desembargador Francisco Carneiro Lima, “o substrato probatório produzido nos autos é deveras frágil com relação à autoria ou participação de Maria Arivam e não preenche os requisitos legais necessários à decisão de pronúncia, conforme o disposto no artigo 413 do Código de Processo Penal”.
Quanto à absolvição da ex-prefeita, o magistrado explicou que “não merece acolhimento, tendo em vista que não está cabalmente comprovado não ser a acusada a autora ou partícipe do fato, segundo o artigo 415, inciso II, do Código de Processo Penal”.
(TJCE)