bnb

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Educação: Alunos da rede estadual que se destacaram no ensino médio recebem notbooks

Como premiação por bom desempenho no Ensino Médio e estímulo para seguirem empenhados em cursos de nível superior, alunos da rede estadual receberam nesta quinta-feira (24), do Governo do Ceará, o Prêmio Aprender pra Valer. A solenidade realizada no Centro de Eventos do Ceará consistiu na entrega de um notebook para cada um dos 20.155 agraciados em todo o Estado, concretizada pelo governador Camilo Santana. Também estiveram presentes no evento a vice-governadora, Izolda Cela, e o secretário da Educação, Idilvan Alencar.

O prêmio conta com o investimento estadual de R$ 17,1 milhões, e foi instituído pela Lei 14.483, de 2009, que considera a pontuação obtida pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou o resultado alcançado, em Língua Portuguesa e em Matemática, segundo o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Nesta quinta-feira, para representar os mais de 20 mil premiados, foram convidados mil estudantes da Capital. Do total geral de contemplados, 5.129 são de Fortaleza.
_MVS5214web.jpg

Camilo Santana avalia que o Prêmio Aprender pra Valer é uma forma de reconhecer os avanços que os alunos do Ensino Médio cearense obtiveram nos últimos anos. O governador ressalta, ainda, que se trata de mais um estímulo do Governo do Ceará em busca de uma educação pública de mais qualidade e com estrutura digna para os estudantes.

"O volume de computadores este ano é significativo. O programa começou no primeiro ano (2009) distribuindo 800 computadores. Neste ano são mais de 20 mil. É um programa que estimula o esforço e o trabalho na Educação. Tem sido crescente o volume de investimentos, não só em construção de novas escolas, em equipamentos, em reformas, implantação em escolas em tempo integral, na carreira de profissionais de educação, no compromisso de manter acima da inflação o reajuste dos professores, investir em inovações. Acreditamos que esse é o grande caminho para construir um Estado melhor, com mais oportunidades e menos violento", reforça o chefe do Executivo.

Durante o evento, o governador participou da entrega simbólica de mil notebooks a alunos da capital e conversou ainda com educadores que compareceram ao Centro de Eventos do Ceará. O restante dos computadores de alunos de Fortaleza serão entregues nas escolas de origem a partir desta sexta-feira (25). No interior do Estado, os prêmios serão distribuídos na semana seguinte, em cronograma a ser divulgado posteriormente.

Resultados positivos

Os índices na rede pública alcançam nos últimos anos resultados positivos no Ceará, celebrados pela Secretaria da Educação (Seduc). Entre 2015 e 2016, o número de alunos de unidades estaduais cresceu em 28%. Um total de 13.516 estudantes garantiu o ingresso em instituições públicas e privadas em 2016 - 10.035 em 2015. Em 2017, 99,51% dos alunos do último ano do Ensino Médio se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 - 98% de inscritos em 2017.

Para o secretário Idilvan Alencar, mais relevante do que a entrega dos notebooks aos alunos é o compromisso de todos - gestores municipais e estaduais, alunos, professores e diretores de escolas - com uma Educação de mais qualidade para a população cearense. "Esse prêmio é simbólico. O que queremos dos alunos é que eles cheguem ao Ensino Superior. Essa é a grande premiação do estudante da escola pública cearense. E nós temos avançado", ressalta.

_MVS5166web.jpg
A vice-governadora Izolda Cela expõe que, com mais estrutura e qualidade no ensino, o Governo do Ceará também espera cativar os jovens cearenses para que se sintam estimulados e objetivem grandes feitos no Ensino Superior, seguindo carreiras profissionais promissoras. "Essa vitória que os estudantes alcançaram é espelho para outros jovens que ainda estão nas escolas estaduais", completa.

Luta contemplada

Ao receber os notebooks, alunos que tiveram a vida escolar completa em instituições do Estado comemoraram, junto a amigos e familiares, com alegria o prêmio por seu empenho nos estudos.

Hoje no curso de Direito da Universidade Federal do Ceará, o estudante Davi Gomes, 19, sempre buscou o aperfeiçoamento em todas as matérias aprendidas na escola pública em Fortaleza. Graças às boas notas, conquistou premiações e, recentemente, um intercâmbio de dois meses no Canadá pelo projeto Juventude Sem Fronteiras. Segundo o estudante, todo o esfoço dos gestores públicos representa impulso fundamental para jovens como ele seguirem em frente.

_MVS5273web.jpg
"Acho bastante relevante essa entrega dos notebooks, pois representa todo o esfoço da gestão escolar em proporcionar incentivo e oportunidade dos estudantes se desenvolverem academicamente. Isso pode nos ajudar a estudar mais, com mais ferramentas, cada vez mais ampliar nossa base de conhecimentos".

Estudante de Educação Física, Carla Carolina Oliveira, 21, sente que a premiação alcançada é também uma coroação pela luta dos estudantes de escola pública, que disputam vagas em universidades com concorrentes vindos de escolas privadas. "É estímulo muito grande para quem vem da escola pública. Eu passei todo o meu Ensino Médio na escola pública, e passamos por muita dificuldade. Quando se recebe um prêmio desse pelo seu esforço, nos motivamos a acreditar que não há nada perdido na busca por uma melhor Educação".
 (Governo do Ceará