BNB

terça-feira, 4 de julho de 2017

Seminário reúne entidades civis para capacitar representantes do terceiro setor


Durante esta terça-feira (4), mais de 400 entidades civis se reúnem no Centro de Eventos do Ceará para o Seminário Compartilhando Saberes com o Terceiro Setor. A programação do Governo do Ceará, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado (Iteva), objetiva capacitar representantes de organizações sociais e estimular as parcerias entre poder público e iniciativas não-governamentais.
O evento apresenta aos participantes - inscritos de forma gratuita - seis palestras que abordam os mecanismos de acesso aos recursos estaduais por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e agentes públicos. Temáticas como a captação de recursos, regulamentação de entidades, processos jurídicos, imunidades/isenções para terceiro setor e fundamentos de contabilidade são esclarecidas por especialistas para possibilitar que cada entidade tenha mais conhecimentos na hora de desenvolver programas e projetos no Estado.
A primeira-dama do Estado, Onélia Leite, explica que o seminário assume papel fundamental na difusão de informações essenciais para que as organizações sociais criem maior fluxo de parcerias com o Governo do Ceará. "Muitos deixam de adquirir recurso por motivo de prestação de contas. Não por má vontade, mas porque tem requisitos necessários. Para esclarecer regulamentação, leis, prazos, teremos palestrantes para apresentar as informações indispensáveis e mitas vezes desconhecidas por parte dos agentes. Serão colocadas também as experiências de êxito de organizações no Estado, que se utilizaram desses mecanismos para desenvolver seus projetos", detalha.
Durante a abertura do evento, nesta manhã, Onélia Leite esteve acompanhada pelo governador Camilo Santana e pelo titular da STDS, Josbertini Clementino. Em discurso na cerimônia de abertura do seminário, o chefe do Executivo ressaltou o sucesso da pactuação entre governo e organizações. "Nós já temos uma enorme parceria com o Terceiro Setor. São inúmeros editais lançados anualmente, seja através da Cultura, do Esporte, do Desenvolvimento Agrário, envolvendo investimento de milhões de reais. O que nós queremos agora é fortalecer essa relação. Para isso, convidamos as entidades para que elas possam conhecer como funciona todo o processo legal da prestação de serviços de uma parceria entre governo e organização social, os mecanismos de acesso aos recursos".
(Governo do Ceará)