quinta-feira, 6 de julho de 2017

Lira Nordestina cataloga acervo

O acervo de folhetos de literatura popular impressos na Lira Nordestina  e suas maquinas tipográficas estão sendo catalogadas para serem disponibilizadas para a pesquisa sobre esse patrimônio cultural.
A Lira Nordestina é um equipamento cultural que pertence a Universidade Regional do Cariri (URCA) desde 1988 e está vinculada à Pró-reitoria de Extensão (PROEX).
A previsão é catalogar cerca de 600 cordéis, de poetas que publicaram pela Lira Nordestina, bem como de poetas do Cariri. A intenção é fazer uma publicação com cerca de 50 cordéis clássicos, os quais pertenceram aos acervos de José Martins de Athayde e Leandro Gomes de Barros.
Um dos trabalhos que resultou numa publicação e que deverá ser lançado brevemente, é a catalogação do acervo de clichês, gravura em zinco, que era utilizada para capas de cordel.
A Lira conta um patrimônio material de maquinas tipográficas em uso e desuso que compõe a história da tipografia na região.
Os trabalhos de catalogação estão sendo desenvolvidos pelos estudantes Tayná dos Santos, Eugênio Alves e Edival Saraiva e é coordenado pelas professoras doutoras  Anna Christina Farias de Carvalho e Adriana Simião.

Últimas notícias