terça-feira, 25 de julho de 2017

Juazeiro do Norte recebe pela primeira vez o Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão


O Governo do Estado do Ceará, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), realizou nesta terça-feira (25), mais uma demonstração do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão. Desta vez, foram os usuários do Vapt Vupt do município de Juazeiro do Norte que puderam testar o novo sistema e sugerir possíveis adequações para melhorar a usabilidade da ferramenta.
Para o coordenador de projeto da Caiena Tecnologia e Design, empresa responsável por desenvolver o sistema, Nilson Oliveira, a demonstração na região do Cariri dá aos cidadãos do interior do Estado a oportunidade de participarem ativamente da construção de uma ferramenta que está sendo construída de forma participativa.
"Desde que iniciamos o desenvolvimento desse sistema, em dezembro de 2016, nós buscamos estar sempre interagindo com os cidadãos para compreender como eles utilizam as ferramentas de controle social já existentes e quais suas expectativas sobre os serviços oferecidos pelo Estado. Após visitarmos 31 municípios cearense e colhermos impressões da população, nós iniciamos a parte de desenvolvimento técnico do sistema, que é justamente, o que está sendo testado pelos cidadãos", afirmou.
"Hoje, quando vejo o sistema já sendo testado pela população, tenho uma sensação de que o dever está sendo cumprido, pois quando viajei para colher informações e construir um mapa etnográfico do projeto, conheci os anseios da população com relação ao sistema que está sendo construído", ressaltou.
Ao longo da demonstração, os cidadãos utilizaram o protótipo do sistema para solicitar informações sobre temas como saúde, educação e gastos públicos, além de registrar manifestações nos canais de Ouvidoria do Governo do Estado. Ao final de cada acesso, foi emitida uma pesquisa de satisfação que avaliou o desempenho da ferramenta.
Para a enfermeira e ouvidora do município de Juazeiro, Maria Salvina Alencar Costa, o novo sistema representa uma oportunidade de melhorar os sistemas de controle social já atuantes. "Fiquei surpresa em ver que o sistema está bem usual e acessível, pois temos que pensar que nem todo mundo tem o convívio com a internet. Além da fácil usabilidade, a linguagem também permite que qualquer cidadão possa se manifestar", pontuou.
(Governo do Ceará)

Últimas notícias