terça-feira, 18 de julho de 2017

Governo reforça programa de perfuração de poços com entrega duas novas máquinas


Para intensificar as ações do programa de poços profundos no interior do Estado, o governador Camilo Santana entregou, nesta terça-feira (18), na sede da Secretaria dos Recursos Hídricos, duas novas máquinas perfuratrizes. Agora são 18 equipamentos estaduais destinados ao trabalho de ação emergencial para minimizar efeitos da crise hídrica. Os equipamentos completam o lote das sete primeiras máquinas adquiridas por meio de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).
As máquinas vão operar na perfuração de poços em regiões de terreno cristalino (rochosos), comum nos sertões do Ceará. Os comboios são compostos por uma máquina perfuratriz, um compressor e um caminhão de apoio. Foi investido o total de R$ 3,6 milhões nos equipamentos.
Camilo Santana detalha que o reforço visa à ampliação do trabalho em todas as regiões do Ceará, sempre priorizando aquelas que apresentam situação mais crítica no combate aos anos de seca atravessados pelo Estado. O governador lembrou, ainda, que desde 2015 foram perfurados quase 3.800 poços profundos para o benefício de centenas de famílias rurais e zonas urbanas no interior do estado.
"Com essa quantidade de máquinas que a gente tem hoje, em 30 anos de Sohidra, nós já perfuramos, em dois anos e meio, quase 40% do número de poços de toda a história. Isso mostra a importância que temos dado nessa política de levar água às pessoas, resolver o problema hídrico nas zonas urbanas, no enfrentamento dessa seca dos últimos anos. Nós queremos fazer uma política continuada, com toda a infraestrutura, para garantir sempre água para consumo e produção, além de reserva para os momentos difíceis. Vamos prosseguir para eliminar a necessidade de carros pipa pelo Estado", afirma o chefe do Executivo.
Acompanhado de representantes da Secretaria dos Recursos Hídricos, vinculadas e lideranças políticas do Estado, Camilo Santana participou de teste do novo equipamento, operando com auxílio de profissionais do setor uma das máquinas perfuratrizes recém-entregues
Diante do cenário de seca que se prolonga por seis anos no Estado, o Governo do Ceará tem dentro do seu campo prioritário de ações o Plano Estadual de Convivência com a Seca. O planejamento prevê medidas emergenciais, estruturantes e complementares para segurança hídrica, segurança alimentar, benefícios sociais, sustentabilidade econômica, e conhecimento e inovação, além de campanhas para uso consciente da água.
Dentro deste plano, o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, ressalta que a perfuração de poços, juntamente com a construção de adutoras de montagem rápida, tem sido a grande resposta do governo para garantir água para o consumo e produção aos cidadãos do sertão cearense. Assim, a aquisição de mais máquinas significa, expõe Teixeira, uma manutenção de ritmo forte de produção por Segurança Hídrica no Estado.
"Com a frota de 19 máquinas, há a possibilidade maior de repor as máquinas quando se precisa levá-las para oficina, sem diminuir o ritmo da frota no meio rural e Interior do Ceará. Com esses equipamentos a mais, a Sohidra conseguirá manter o nível de construção de poços, mesmo que venha a necessidade de manutenção. O Governo do Ceará tem investido para que se tenha cada vez mais alternativas para convivência com a seca".

Últimas notícias