quarta-feira, 26 de julho de 2017

Governo discute o PPA no Crato


Dando continuidade ao processo de discussão do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, realizou na manhã de ontem, 25 de julho, no auditório da Secretaria de Educação (SME), reunião com todo o secretariado e empresários de diversos segmentos para debater diretrizes e objetivos para a elaboração do PPA.
O prefeito em exercício, André Barreto (foto) ressaltou a importância de elaborar um planejamento dinâmico para que o município do Crato cresça, e com isso, trazer ganhos significativos para a população.
O economista e mestre em Administração, Lauro Chaves, iniciou suas explicações destacando que para se construir um PPA, primeiramente é necessário fazer um sólido alicerce, com uma base firme que englobe todos os segmentos. Em seguida apresentou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos últimos 20 anos (1991- 2010), no Crato onde a educação foi o segmento que mais cresceu. A evolução de composição do Produto Interno Bruto (PIB) foi outra temática apresentada. Segundo Lauro, o desenvolvimento sustentável do município é baseado em quatro eixos: econômico; urbano; social; e natural. Também elencou alguns pontos que precisam estar inseridos nestes eixos, entre eles, trabalho; valorização da cultura; ordenamento do município; saúde universalizada; e educação integral.
Em um segundo momento, secretários e empresários relataram problemas pelos quais o Crato passa e que prejudicam o seu desenvolvimento, a exemplo da baixa autoestima da população; falta de mão de obra qualificada; falta de uma política eficaz de atração de investimentos; falta do espírito empreendedor; entre outros pontos.
Após a discussão dos pontos fracos os participantes traçaram os objetivos gerais que unem forças e oportunidades e devem estar dentro do Plano Plurianual, com destaque à democratização da gestão pública e participação popular; desenvolvimento com sustentabilidade ambiental, social e cultural; ética; respeito às diversidades e inclusão.
O Secretário de Finanças e Planejamento, Carlos Eduardo Marino, informou que de 9 a 11 de agosto, serão realizados fóruns com a participação da comunidade para a construção do Plano CRATO 21. E no dia 29 de agosto, acontecerá a reunião de apresentação do PPA.
(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias