segunda-feira, 10 de julho de 2017

Expectativa governista é de relatório contra Temer no CCJ

O presidente Michel Temer (PMDB) e seus aliados no Congresso dão como certo que o relatório do deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ) será favorável à aceitação da denúncia contra o peemedebista. O voto do parlamentar será lido na tarde desta segunda-feira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que fará a primeira votação sobre a acusação de corrupção passiva contra o presidente da República
Apesar de a deliberação ser simbólica – a palavra final será do Plenário de qualquer forma –, são necessários 34 dos 66 votos da CCJ para a aprovação do parecer. Com a expectativa do relatório de Zveiter, Michel Temer antecipou em um dia a volta do G-20, realizado na Alemanha, e se reuniu com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira, no Palácio do Jaburu, para discutir a crise política.
Mais tarde, ele traçou estratégias com ministros e líderes governistas em encontro no Palácio do Alvorada. O presidente demonstrou preocupação e pediu empenho da base para que a CCJ rejeite a admissibilidade da denúncia, feita pelo procurador-geral Rodrigo Janot, com base nas delações de executivos do grupo JBS. Apesar de uma vitória na Comissão não encerrar o assunto, tem peso político para a disputa no Plenário.
O governo quer o fim das discussões até a próxima segunda-feira, véspera do recesso parlamentar. “O presidente quer acelerar o mais rápido possível. O país não pode ficar sangrando”, declarou o deputado Fausto Pinato (PP-SP), um dos que participaram da reunião. Além de deputados, também participaram do encontro os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral), Antonio Imbassahy (Governo) e Aloysio Nunes (Relações Exteriores).
(Veja)

Últimas notícias