BNB

BNB

domingo, 4 de junho de 2017

Desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira assume a presidência do TRE nesta segunda-feira (5)

Desenbargadora Nailde Pinheiro nasceu em Aurora, no Cariri.

A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira assume a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nesta segunda-feira (5), durante solenidade que acontecerá na Sala de Sessões do Tribunal de Justiça do Ceará, no Cambeba, às 16 horas. O desembargador Haroldo Correio de Oliveira Máximo assume a vice-presidência e a Corregedoria Eleitoral.
Antes da cerimônia de posse, os dois desembargadores receberão a imprensa, às 15 horas, na Sala de Convivência, no 2º andar do Tribunal de Justiça, para uma entrevista coletiva. A presidente e o vice-presidente vão apresentar detalhes dos temas que serão prioridade na nova gestão da Justiça Eleitoral do Ceará, nos próximos dois anos.
A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que assume a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, nasceu em Aurora, Ceará. Filha de João Pinheiro do Amaral e de Josefa dos Santos. É casada com o advogado Fernando Teixeira Nogueira de cuja união nasceram três filhas: Maria Alice, Maria Cecília e Maria Isabel. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará. É pós graduada, em nível de especialização em Direito Processual Civil pela UFC.
Antes de ingressar na Magistratura, exerceu a função de escrevente junto ao Cartório Miranda Bezerra. Assumiu a Magistratura Cearense em 1986, exercendo suas atividades jurisdicionais nas comarcas de Marco, Jucás, Icó e Fortaleza, além de ter sido juíza eleitoral em diversas zonas do interior. Foi membro suplente e depois efetivo do TRE do Ceará na categoria Juiz de Direito, oportunidade em que foi designada para presidir os procedimentos de geração de mídias e integrar a comissão apuradora das eleições de 2006. Exerceu atividades na 6ª Turma recursal dos Juizados Especiais Cíveis.
Teve acesso ao cargo de Desembargador pelo critério de merecimento, em 30 de abril de 2009, e atualmente é presidente da 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Sem prejuízo das suas funções, exerceu ainda as atribuições de supervisora do Nupemec e coordenadora da Central de Conciliação do TJ do Ceará. Em 2007, lançou o livro "O Direito Sucessório do Cônjuge e do Companheiro". Atualmente é supervisora do Comitê Estratégico do Poder Judiciário Estadual e, desde janeiro de 2015, é vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional do Ceará. Sua formação intelectual registra larga participação em cursos, seminários e congressos.