quarta-feira, 14 de junho de 2017

CCBNB Cariri promove VIII Festival de Repentistas do Ceará Diverso


 Resultado de imagem para ceara diverso

Com o objetivo de promover e manter as tradições culturais do povo nordestino, será realizado o 8º Festival de Repentistas do Ceará Diverso, nesta quarta-feira, dia 14, às 19 horas. O evento, um projeto do programa Ceará Diverso da TV Verde Vale, com apoio do Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB) Cariri, ocorrerá na Praça da RFFSA, em Juazeiro do Norte.
O festival de repentistas é realizado com o objetivo de estimular o interesse pela poesia popular em suas diversas modalidades. Também é uma forma de descobrir novos talentos da cantoria de viola, despertando interesse dos mais jovens em manter viva a tradição. Além disso, visa discutir problemas sociais a partir da ótica da cultura nordestina.
Ao todo, seis duplas de poetas repentistas violeiros irão se apresentar. Além deles, outros artistas divulgarão a arte popular regional em outras modalidades integradas à viola, como o recital, o coco, o cordel e as canções. Haverá lançamento de um cordel de Josenir Lacerda e apresentação do grupo Cariri Choromingando.
Festivais de repentistas são de grande importância para manter a  cultura nordestina. Por acreditar nisso, o Banco do Nordeste, por meio do Centro Cultural do Cariri, tem apoiado o projeto do programa de TV Ceará Diverso, além de levar ao CCBNB mensalmente diversas atrações da cultura popular.
“O Centro Cultural Banco do Nordeste apoia a produção da cultura popular para o desenvolvimento local,  por considerar que as manifestações e expressões populares são a nossa identidade cultural regional. O contato com repentistas, violeiros e emboladores, que são os elementos formadores desta cultura, potencializa a autoestima, a valorização e o incentivo ao desenvolvimento pessoal e coletivo dos nordestinos”, ressaltou o gerente do Centro Cultural, Ricardo Pinto.
Serviço:
Data: 14 de junho de 2017
Horário: 19 horas
Local: Praça da RFFSA – Juazeiro do Norte/CE.
Entrada Gratuita

Últimas notícias