terça-feira, 30 de maio de 2017

Ibama libera instalação da Ferrovia Transnordestina no Ceará

Deputado Raimundo Gomes de Matos

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu licença para a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina em território cearense. Esse é o primeiro resultado concreto da articulação interministerial e o Congresso Nacional, que tenta destravar o empreendimento.
O traçado liberado pelo Ibama vai do Município de Missão Velha, no Cariri, ao Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. A licença do Ibama (1164/2017) compreende 444 km de extensão no Ceará, passando por 22 municípios.
Coordenador da Comissão Externa na Câmara Federal que acompanha a Transnordestina, o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) comemora a licença do Ibama. “A liberação do trecho para o prosseguimento da obra é um claro sinal de que estamos vencendo os obstáculos”, afirmou o parlamentar.
Na avaliação do deputado do PSDB, somente com o acompanhamento e a cobrança dos órgãos federais envolvidos é possível a retomada do empreendimento. Raimundo Matos adianta que o consórcio Transnordestina Logística irá à Comissão Externa, apresentar um cronograma físico-financeiro da obra.
Considerada estratégica para a região, a ferrovia prevê ligação entre o sertão do Piauí (Eliseu Martins) e os portos do Suape, em Pernambuco, e do Pecém, no Ceará. O traçado tem 1.753 km de extensão, passando por 81 municípios. A obra dobrou de orçamento (de R$ 6,2 bilhões para 11,2 bilhões) e, onze anos depois, ainda está pela metade.

Últimas notícias