quarta-feira, 5 de abril de 2017

Justiça Eleitoral torna ex-prefeito de Santana do Cariri inelegível por 8 anos


O juiz Herick Bezerra Tavares, da 53ª Zona Eleitoral, condenou o ex-prefeito de Santana do Cariri, Jesus Garcia a inelegibilidade por 8 anos. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eleitoral desta quarta-feira (5) e o prazo começa a ser contado a partir da eleição de 2016.
Em sua decisão, o magistrado atendeu a Ação de Investigação Eleitoral protocolada pelo advogado Leopoldo Martins, representando a Coligação "Por uma Santana Livre e Próspera", que reelegeu a prefeita Danieli Machado.
Segundo ficou demonstrado nos autos, após a conclusão da instrução processual ficou comprovado que diversos correligionários dos investigados, ao longo da campanha eleitoral do ano de 2016, promoveram pelos bairros da cidade de Santana do Cariri, tanto no centro urbano como na zona rural, com conhecimento e anuência dos réus, o chamado "cafezinho do 55", que consistia na ampla distribuição de comida (bolo, mungunzar etc) e bebida (refrigerante, suco, cerveja e café), com a consequente captação ilícita de sufrágios. Leopoldo Martins pediu a condenação do réu por abuso de poder econômico.
O advogado destacou ainda que a distribuição de bebidas e comidas era realizada com a finalidade de angariar votos, com conhecimento e anuência do candidato a prefeito nas eleições de 2016: Jesus Garcia, sua vice: Gilvaneide Pereira e o correligionário: Francisco Lopes da Silva.

Últimas notícias