BNB

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Eunício recebe vereadores cearenses e anuncia abertura de programa de abastecimento de água


Senador Eunício Oliveira com vereadores cearenses, em seu gabinete no Senado

Em reunião com representantes da União dos Vereadores do Ceará (UVC), nesta terça-feira (25), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) anunciou a abertura de programa, no âmbito do ministério da Integração Nacional, para o cadastramento de municípios interessados em projetos de abastecimento de água.
O anúncio foi recebido com entusiasmo pelos vereadores, já que uma das principais lamentações do grupo é em relação a crise hídrica no interior do estado. Representante da câmara da cidade de Umirim, Toim Braga, denunciou o descaso com as obras de pequeno e médio porte nos municípios do interior. “Há falta de diálogo com o Governo do Estado e não se prioriza a construção dessas obras para garantir o abastecimento dessas cidades”, disse.
Apesar das chuvas registradas nos primeiros meses do ano, o nível dos reservatórios no interior do Ceará ainda preocupa as lideranças políticas.
Eunício também informou aos vereadores sobre a liberação de R$ 35 milhões, através de emenda de bancada, para que o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) realize obras de infraestrutura hídrica nos municípios cearenses como a construção ou ampliação de açudes, implantação de adutoras, melhorias no sistema de abastecimento de água, perfuração de poços artesianos entre outras ações. “Não importa a disputa política. O que estiver ao meu alcance para ajudar ao meu estado eu irei fazer”, enfatizou.
O senador cearense fez questão de enumerar todos os recursos liberados pelo ministério da Integração para que o Governo do Estado toque as obras e ações de convivência com a seca. Somente nos últimos meses, a pasta liberou em torno de R$ 104 milhões para tocar obras como o Cinturão das Águas e o plano de abastecimento para Fortaleza e Região Metropolitana. Além do envio de máquinas perfuratrizes para a perfuração de poços artesianos.
Transposição do São Francisco
Os vereadores também parabenizaram Eunício pela insistente luta a favor da retomada da obra da Transposição do Rio São Francisco. Na oportunidade, o peemedebista comemorou a assinatura do contrato que vai concluir o trecho final do canal, que passa pelo Ceará, levando as águas para o Castanhão. “A previsão é de que as águas do rio São Francisco corram pelas estruturas físicas de todo o Eixo Norte e cheguem ao nosso estado até o final de 2017. Sem dúvidas, será um grande avanço para nossa região”, reconheceu.
Os representantes da UVC estão em Brasília para participar da Marcha Nacional dos Vereadores que acontece durante esta semana
(Agências Senado)