BNB

domingo, 26 de março de 2017

Sesc promove incentivo à cultura do cordel

Nesta segunda-feira (27), o Sesc promove mais uma edição do projeto Sesc Cordel. A atividade acontece a partir das 8 horas, na Feira Livre do Crato, onde é lançado o cordel “Maria Bonita: A Rainha Cangaceira”, de autoria do poeta Ernane Tavares. O acesso é gratuito.
Além do lançamento do folheto, a programação conta com a presença de artistas e poetas locais, como cordelistas, xilógrafos e repentistas, que integram o público em atividades de entretenimento.
A proposta é uma maneira de ampliar a divulgação da cultura  de cordel com pluralidade e, ao mesmo tempo, proporcionar destaque as suas características regionais.
O Sesc Cordel é realizado pela Unidade Crato com o objetivo de oportunizar a seleção, publicação e lançamento de folhetos de cordel, com vistas à posterior disponibilização, para empréstimo e consulta, na Cordelteca, que fica na própria instituição. A ideia é ainda propor o incentivo junto à comunidade no acesso e a valorização da literatura popular. O Sesc Cordel é uma atividade gratuita e acontece sempre na última segura-feira do mês, na Feira Livre do Crato.
Sobre o autor
Ernane Tavares é natural do Sítio Farias em Arajara, localizado no município de Barbalha. Ele é poeta e escreve literatura de cordel, sendo membro da Academia dos Cordelistas do Crato, ocupando a cadeira n° 12. Além disso, Ernane é um dos fundadores da Sociedade dos Poetas de Barbalha ocupando a cadeira n° 1. O artista contemplado pelo Sesc Cordel realiza pesquisas sobre histórias regionais e já publicou os seguintes trabalhos: 20 anos de Bala no Sertão; Barbalha na Visão Poética; Vicente Finim, Um Lobisomem de Verdade; Patativa do Assaré; A Defesa do Jumento e Candeeiro Voador.
(Assessoria Sesc)